Amazonas Conteúdo & Informação Manaus Municípios AM

Prevenção | Aumenta em 17% o número de acidentes com escorpiões no Amazonas, segundo FVS-AM

Manaus | 14 de Junho de 2019 (Sexta-feira)


A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realizou um levantamento que mostra um amento de 17% no número de acidentes com escorpiões no estado, comparando com os primeiros cinco meses de 2018 e 2019.

Fazendo uma análise dos dados da FVS-AM, de janeiro a maio deste ano, foram registrados 227 acidentes pelos aracnídeos, já no ano anterior, nos primeiros cinco meses foi registrado 193 casos.

Até o momento o maior, o município que aponta maior registro de acidente com 42 casos apenas neste ano, é Apuí.

O levantamento aponta, também, para uma morte por acidente com escorpião, ocorrida em 2019, em Manaus e outros três óbitos, registrados em 2018, em Coari, São Paulo de Olivença e Tabatinga.

Capacitação

A FVS-AM está capacitando técnicos de Vigilância em Saúde do interior do Estado, neste mês de junho, para identificar e controlar os escorpiões e alerta para os cuidados em relação ao animal peçonhento, principalmente, no interior do Amazonas onde é registrada a maioria dos casos.

O curso é voltado para médicos veterinários, biólogos, agentes de zoonoses e endemia, além de entomologistas.

A programação inclui teoria sobre Escorpionismo no Amazonas e no Brasil; controle de escorpiões; estratégias e definição de áreas de risco para os acidentes; identificação dos escorpiões (biologia, ecologia, espécies de importância em saúde), coleta e transporte. Na parte prática do treinamento, os 30 participantes atuam em campo e em laboratório na observação dos animais e processamento de informações captadas em campo.

A capacitação foi dividida em duas turmas: em Manaus e em Apuí. Em Manaus, o curso iniciou em 10/06 e encerra nesta sexta-feira (14) para técnicos de Itacoatiara, Parintins, Iranduba, São Paulo de Olivença, Itapiranga, Maués, Manacapuru, Carauari, Barreirinha, Presidente Figueiredo, Benjamin Constant, Tefé, Eirunepé, Envira, Rio Preto da Eva e Manaus. Em Apuí, o treinamento foi realizado, de 03 à 07/06, com a participação de técnicos de Apuí, Humaitá, Novo Aripuanã, Borba e Lábrea.

Recomendação

A FVS-AM orienta que quem sofreu um acidente com picada de escorpião, ou algum outro animal peçonhento, deve procurar a unidade de saúde mais próxima o mais rápido possível. É preciso, também, verificar possíveis sinais de envenenamento, como sangramento, dor, inchaço progressivo ao redor da picada.

Prevenção

Entre as formas de prevenção de acidentes com escorpiões e demais animais peçonhentos estão: usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem; examinar calçados, roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las; afastar camas das paredes e evitar pendurar roupas fora de armários.

Não acumular entulhos e materiais de construção; limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede; vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés; utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos; manter limpos os locais próximos das casas, jardins e quintais; evitar plantas tipo trepadeiras e bananeiras junto às casas e manter a grama sempre cortada; limpar terrenos abandonados, pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou cercas.

Foto: Divulgação/ FVS.

Fonte: Com informações da Assessoria.

Redação por Ana Flávia Oliveira.