Policial & Dia a Dia

Meio Ambiente | Encontro de Wilson Lima e Bolsonaro é marcado pelo interesse na recuperação da BR-319, Confira

Manaus | 09 de Julho de 2019 (Terça-feira)


Nesta terça-feira (09), o governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve em Brasília para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro e com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Entre as putas discutidas, o presidente demonstrou apoio e interesse em recuperar a BR-319 (que liga Manaus a Porto Velho).

“Para a nossa surpresa o presidente passou pelo Ministério do Meio Ambiente no momento em que estávamos reunidos e entrou e participou da nossa reunião. Aproveitamos para voltar a tocar nas demandas do Amazonas, falamos da ideia de percorrermos a BR-319 e ele se interessou em entrar na caravana, esperamos que essa intenção que ele demonstrou amadureça. Para nós vai ser um prazer”, afirmou Wilson Lima.

Ainda no encontro foi definido a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para facilitar o processo de licenciamento ambiental, hoje o principal entrave para o recapeamento da rodovia.

Além disso, outra pauta abordada durante a reunião foi a aprovação do Zoneamento Ecológico Econômico da Calha do Purus. O ministro Ricardo Salles garantiu que ainda nesta terça-feira (09) iria encaminhar o projeto para apreciação da Casa Civil.

“O Zoneamento Ecológico Econômico da Calha do Purus ordena a questão produtiva e ambiental numa área muito sensível do Estado do Amazonas e vai ser um golaço para destravar o desenvolvimento daquela região, além de apontar mecanismos e modelos para os próximos, em especial a área do Madeira, do Baixo Amazonas e também da Região Metropolitana de Manaus”, explicou o secretário da Sema, Eduardo Taveira.

Fotos: Diego Peres/ Secom.

Fonte: Com informações da Assessoria.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade