Conteúdo & Informação

Saúde Feminina | Dúvidas Frequentes: É possível engravidar durante a menstruação? Confira!

Manaus | 11 de Julho de 2019 (Quinta-feira)


Alguns casais possuem essa dúvida de realizar o ato sexual durante a menstruação, é comum ver alguém negando que aja possibilidade de engravidar nesse período mas há também quem diga que o risco é maior. Afinal, é possível engravidar durante a menstruação?

Bom, os espermatozoides podem sobreviver dentro do corpo por muito mais tempo do que as pessoas pensam normalmente eles ficam “ativos” por três a cinco dias. De acordo com a médica e ginecologista da Clínica Daia Venturieri, em São Paulo, o espermatozoide pode resistir até sete dias dentro do útero.

“Mas alguns podem resistir até sete dias dentro do útero”, explica Livia Daia, supervisora “Dependendo do ciclo menstrual, pode ocorrer ovulação assim que acabar a menstruação”, explica.

Então, é possível engravidar durante a menstruação!

Em alguns casos, mesmo que mínimos, o óvulo pode ser fertilizado em cerca de uma semana depois do início do período menstrual já com o espermatozoide dentro do útero ou das trompas de falópio, “A chance é pequena, mas existe”, segundo a médica.

Portanto sempre que estiver realizando o ato sexual durante ou não a menstruação, lembre-se de usar o preservativo, além de evitar a gravidez indesejada auxilia também a prevenir doenças sexualmente transmissíveis.

Foto: Reprodução.

Fonte: Womens Health Brasil.

Redação por Portal Pontual.