Análises & Estudos Conteúdo & Informação Gastronomia Mundo Pesquisa & Publicações

Saúde | Consumir diariamente pequenas quantidades de bebidas que contém açúcar pode aumentar risco de câncer, segundo pesquisa

Manaus | 12 de Julho de 2019 (Sexta-feira)


Um instituto de pesquisa francesa, Quadrum Institute, avaliou mais de 100 mil adultos que consumiam cerca de 100 ml de refrigerantes por dia, e constatou que, mesmo consumindo baixa quantidade, o risco de todos os tipos de câncer aumenta em 18% e do câncer de mama em 22%.

Além disso, foi descoberto que até mesmo os sucos de fruta podem ser prejudiciais, “surpreendentemente, os mesmos riscos foram notados nas pessoas que bebem suco puro de fruta”, disse o pesquisador da Quadrum Institute de Biociência, Ian Johnson.

Segundo a pesquisadora-chefe, Mathilde Touvier, o mais indicado seria reduzir ainda mais o consumo de bebidas açucaradas de qualquer tipo, “Nossas descobertas mostram que o principal motivador do risco é o conteúdo de açúcar que estas bebidas compartilham”.

Além do vilão açúcar, existe a suspeita de que a substância 4-Methylimidazole, presente em corantes de caramelo, pode ser também um grande influenciador.

De acordo com Touvier, muito trabalho ainda deve ser feito para a comprovação, sendo necessário mais análises e estudos, “uma coisa podemos concluir que o consumo excessivo de açúcar pode levar a péssimos resultados e a evidência é clara quanto a isso”.

Foto: Reprodução.

Fonte: Quadrum Institute.

Redação por Portal Pontual.

/* ]]> */