Policial & Dia a Dia

Projeto Viver | Deputado Álvaro Campelo planeja iniciativa para solucionar escassez de água potável no Amazonas, Confira

Manaus | 20 de Julho de 2019 (Sábado)


O deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), a convite do Instituto Rio Negro, esteve na comunidade de Serra Baixa no município de Iranduba (distante 40 km de Manaus), onde foi apresentado aos moradores da região o resultado técnico da qualidade da água filtrada por um sistema com tecnologia alternativa que não precisa de energia elétrica para o funcionar.

A iniciativa tem como objetivo principal solucionar a escassez de água potável a toda população da região através do ‘Projeto Viver’. Em torno de 800 pessoas já estão sendo beneficiadas por essa tecnologia.

“A partir de agora certamente começa um novo tempo para todas as comunidades do Estado. O teste que realizamos comprovou a qualidade e a procedência dessa água. Nos próximos dias, irei procurar empresas e prefeituras para que, em breve, mais filtros sejam instalados, garantindo uma água de qualidade e, acima de tudo, a vida saudável a toda população”, garante Campelo.

O deputado ainda reforça a importância do ‘Projeto Viver, que segundo ele, além de proporcionar mais qualidade de vida à população, também irá gerar uma economia enorme aos municípios na área da saúde.

“A cada R$ 1,00 que se investe seja em saneamento ou em uma água de qualidade, se economiza R$ 4,00 na área de saúde. Ao invés de as pessoas estarem indo às unidades básicas de saúde ou estarem sendo hospitalizadas, elas terão uma água com qualidade e assim evitarão doenças”, disse.

Levantamento

Dados do Ministério da Saúde de 2018 mostram que essas doenças representam 11% das mortes no município de Iranduba. A mortalidade infantil por diarreia é de 11, 53 óbitos por mil nascidos vivos, enquanto a internação por diarreia é de 2,5 internações por mil habitantes. Estes números colocam a cidade no 15° lugar entre os 62 municípios do Amazonas no que diz respeito à mortalidade infantil por diarreia.

Foto: Augusto Ferreira.

Fonte: Com informações da Assessoria.

Redação por Portal Pontual.

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade