Análises Políticas Policial & Dia a Dia

Avanços | Pela primeira vez será testada a vacina contra o vírus do HIV no Brasil

Manaus | 25 de Julho de 2019 (Quinta-feira)


Durante a 10ª Conferência da Internacional AIDS Society sobre a Ciência do HIV (IAS 2019), realizado na última terça-feira (23), na cidade do Méxixo, foi anunciado que oito países, incluindo o Brasil, fará parte dos testes com vacinas contra a HIV.

O estudo foi nomeado de Mosaico e deve ser testada nos EUA, Argentina, Brasil, Itália, México, Peru, Polônia e Espanha. Sendo aplicada quatro doses ao ano, um a cada três meses. A vacina contém pedaços mínimos de HIV que servirão para estimular as células de defesa e criar uma barreira contra o HIV em um caso de contato com o vírus.

“Os testes devem começar no final deste ano e vai envolver 3.800 voluntários de oito países da América do Norte, América do Sul e Europa”, informou a cientista holandesa, Hanneke Schuitemaker.

As inscrições para participar do estudo devem iniciar em setembro, sendo necessário o preenchimento de uma ficha com os seguintes requisitos principais: fazer sexo com frequência sem camisinha, relacionar-se com uma pessoa que vive com HIV e já ter adquirido uma infecção sexual.

Foto: Getty Images.

Fonte: GaúchaZH.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade