Policial & Dia a Dia

Desrespeito com pacientes | Alunos de enfermagem usam redes sociais para denegrir pacientes com HIV; Fórum se pronuncia sobre o caso

Manaus | 17 de Agosto de 2019 (Sábado)


Alunos do curso de enfermagem da faculdade Uninorte usaram as redes sociais para denegrir e desrespeitar a imagem de pacientes portadores de HIV AIDS, o caso gerou bastante repercussão entre os usuários que repudiaram a atitude dos futuros profissionais da saúde.

Uma imagem contendo três alunos da faculdade estão posando completamente mascarados, dando a entender que estão se ‘protegendo’ dos pacientes com a seguinte legenda: Quando vc descobre que no estágio é no Tropical.

Os alunos referem-se ao local que estão indo estagiar, a Fundação de Medicina Tropical Heltor Vieira Dourado, “demonstrando medo e passando terrorismo para a sociedade, assim reforçando o estigma já vivido diariamente, além do preconceito para com as Pessoas que vivem com HIV AIDS”, informa o Fórum Amazonas de OSC IST HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS e Tuberculose por meio de nota.

“O Fórum Amazonas de vem a público através desta, repudiar a forma desrespeitosa, pejorativa e preconceituosa que alguns estudantes de Enfermagem da Faculdade #UNINORTE postaram em suas redes sociais”, publicou.

Ainda de acordo com o Fórum, que combate esse tipo de atitude há mais de 35 anos, a profissão de enfermagem é caracterizada principalmente pelo cuidado que o profissional fornece ao paciente.

“Mas tristemente vemos atitudes como essas que, impedem que pessoas tenham informações corretas, e deixem de se testar ou tratar, já que o HIV/AIDS ainda nos dias de hoje é visto como sentença de morte! Lamentamos essa atitude de futuros profissionais”, finalizou.

Foto: Reprodução.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade