Conteúdo & Informação

Proposta | Marcos Pontes prestará esclarecimentos sobre demissão de ex-diretor do INPE após requerimento na Comissão da Amazônia

Manaus | 30 de Agosto de 2019 (Sexta-feira)


Uma proposta de autoria dos deputados federais José Ricardo (PT-AM) e Edmilson Rodrigues (Psol-PA) busca esclarecer a demissão do ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, e a nomeação de um novo diretor, a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra).

Sendo aprovado na última quarta-feira (28), durante reunião, a chegada do ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, para saber os reais motivos do Governo Federal ter tomado essa decisão.

Os parlamentares justificam que, no dia 5 desse mês, o ministro da Ciência e Tecnologia nomeou o militar da aeronáutican, Darcton Policarpo Damião, para substituir Ricardo Galvão na diretoria do Inpe. O mesmo foi exonerado após divulgar dados de pesquisas científicas.

Para o deputado José Ricardo, o motivo da demissão precisa ser esclarecido, já que em 2016 Galvão foi nomeado para comandar o Inpe após o processo de seleção realizado por meio de Comitê de Especialistas instituído pela Portaria n°73/2016 do MCTI (processo de ampla legitimidade da comunidade científica).

“Precisamos entender o que de fato levou a essa demissão. Os dados sobre as queimadas são importante para a sociedade e para conhecimento público, mas que estão sendo negados pelo Governo Federal e o seu titular”, destacou José Ricardo.

Foto: Reprodução.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação do deputado federal José Ricardo (PT).

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Add Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade