Policial & Dia a Dia

Denúncia! | Prefeitura MENTE sobre quantidade de ônibus na capital! Saiba mais!

Manaus | 2 de Setembro de 2019 (Segunda-feira)

Comparação de dados 

De acordo com a denúncia enviada para o Portal, a Prefeitura de Manaus esconde os dados reais do número de ônibus que trafegam na cidade. Foram realizadas comparações entre os números verdadeiros e falsos, mostrando que a diferença entre eles é grotesca.

Segundo informações do ofício 0092/2019 – DVT/DTU/IMMU, no mês de dezembro de 2010, o número de transporte coletivo na cidade era 1.550, sofrendo um aumento de nove unidades, em agosto deste ano, caracterizado em 0,6%.

Mas se formos analisar o número de frotas operacionais, nota-se uma queda no número de veículos, passando de 1.270 (em dezembro de 2010) para 1.241 (agosto de 2019). Conforme Tabela 1.

Informação Falsa

Porém no site oficial da Prefeitura de Manaus, a informação que consta no Instituto Municipal de Mobilidade Urbana – Gestão de Transporte Urbano é que a frota de transporte público na cidade é atualmente de 1.620 ônibus, sendo 1.507 operacionais, 113 frota reserva.

Sendo uma diferença alarmante no número de ônibus na frota, chegando a 266 não disponíveis para a população de Manaus. Como informa o site clicando aqui.

Frota Antiga

Além disso, se for também analisado, 96,1% do número total da frota possui mais de 6 anos de uso, sendo 1.498 coletivos. Destes, 320 possuem mais de 10 anos de circulação em comparação aos outros, representando 20,5% do total.

Indo totalmente contra a Lei Orgânica que prevê a proporção de no mínimo 25% da renovação da frota ao ano, sendo considerada a vida útil média de seis anos e para 10 anos a máxima para o veículo.

Em resposta a essa informação, foi feito um ofício onde mostra informações sobre a frota de ônibus na capital, com a quantidade total de veículos e planilha contendo a idade média por empresa, confira e tire suas conclusões:

RESPOSTA DE OFICIO -IMMU (1)

Alerta!

  • Tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) uma PL que planeja ESTENDER a vida útil dos ônibus e micro-ônibus de Manaus de 10 (dez) para 15 (quinze) anos sem qualquer estudo técnico.

Tarifas do Transporte Público

Foi também analisado o aumento gradual das tarifas do transporte coletivo na cidade de Manaus, chegando a 80,95%. Anteriormente, no ano de 2010, a passagem custava R$ 2,10 e passou para R$ 3,80 no ano de 2017 até os dias atuais. Conforme mostra a Tabela 2 em relação a inflação e o preço das passagens.

Foto: Reprodução.

Redação por Portal Pontual.

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade