Sem categoria

“Campanha Adorno Zero” | Campanha visa diminuir risco de contaminação através de objetos pessoas dentro de ambientes voltados para tratamentos hospitalares.

Manaus-AM, 11 de setembro de 2019, quarta-feira.

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realiza, nesta segunda e terça-feira (dias 9 e 10 de setembro), a campanha “Adorno Zero”, cujo tema foi “Adorno não combina com ambiente de saúde”. A campanha tem o objetivo de sensibilizar servidores e funcionários sobre os riscos causados pelo uso de adornos em ambientes hospitalares.

Enfermeiros, técnicos, médicos e fisioterapeutas, percorreram os nove andares da unidade, todos fantasiados como rappers, utilizando perucas, brincos e óculos coloridos, e ao som de rap, visitaram a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto e pediátrico, centro cirúrgico, enfermarias masculina, feminina e infantil conscientizando profissionais sobre o risco do uso aliança, brincos, pulseiras, relógios, broches, e outros adornos, que podem se tornar transmissores de doenças e infecções.

A ação contou com a colaboração do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), e estudantes de Enfermagem e Fisioterapia, e foi organizada Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

Adornos usados nos setores assistenciais abrigam agentes patogênicos, aumentando o risco de infecção e comprometendo a segurança do paciente.

Redação por Yasmim Araújo.

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade