Policial & Dia a Dia

Brasil | Anvisa aprova registro e venda de medicamentos à base de maconha em farmácias e drogarias

Manaus | 3 de Dezembro de 2019 (Terça-feira)

Nesta terça-feira (3), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a regulamentação do registro e da comercialização de remédios à base de maconha em farmácias e drogarias no Brasil. Em 90 dias, a norma já deverá entrar em vigor.

A proposta prevê que os remédios à base de maconha devem ser vendidos exclusivamente em drogarias e farmácias, mediante apresentação de receita médica.

Além disso, ainda hoje, a Anvisa ainda iniciou uma segunda votação, onde discute a liberação do plantio da maconha no território brasileiro para o uso medicinal.

Essa liberação estabelece uma nova classe de produtos no ramo de medicamentos no país, a de produtos à base de cannabis (termo usado internacionalmente). A proposta aprovada cria requisitos necessários para a regularização dos medicamentos, estabelecendo parâmetros de qualidade.

O regulamento aprovado propõe que a empresa interessada em fabricar os medicamentos à base de maconha devem possuir autorização de funcionamento específicas, além de ter certificados de boas práticas de fabricação emitido pela Anvisa.

Foto: Victoria Bee Photography/Getty Images.

Fonte: Estadão.

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade