Policial & Dia a Dia

AM | Dezoito professores do Ifam são acusados de assédio sexual, segundo Intercept

Manaus | 06 de Dezembro de 2019 (Sexta-feira)

O site The Intercept mostrou em uma reportagem, divulgada na noite da última quinta-feira (05), que 18 professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) são acusados por 30 alunas de assédio sexual.

Desses, apenas um caso gerou inquérito no Ministério Público Federal (MPF).

As denúncias são relatadas desde 2013. No total, abrangem nove dos 16 campus do instituto, espalhados por oito municípios.

“Desde então, seis professores foram demitidos, um não teve o contrato temporário de trabalho renovado e outros 11 seguem dando aulas ou foram temporariamente afastados” informou a Nayara Felizardo, autora da reportagem.

Primeiro caso – Maués

A primeira denúncia ocorreu no ano de 2013, sete alunas do Ifam Maués, acusaram o professor Jonathas Paiva do Nascimento.

“As vítimas do professor, com idade entre 15 e 18 anos, relataram que ele passava a mão nos seus corpos, oferecia presentes, fazia perguntas de cunho sexual, tentava agarrá-las à força e as ameaçava para que ficassem caladas. Em depoimento no PAD que resultou na demissão do professor em 2014, uma das alunas afirmou que preferiu perder a bolsa a suportar as tentativas dele de passar as mãos nas suas coxas e nádegas”, contou a matéria.

O professor foi condenado a um ano e quatro meses de prisão e teve a pena convertida em pagamento de quatro salários mínimos e 485 horas de trabalho comunitário, respondendo também por assédio sexual de menores.

Denunciados permanecem ministrando aulas

O professor de biologia Edvaldo Pereira Mota, do campus de Manacapuru, ficou apenas afastado de maio a setembro. Ele foi denunciado por seis alunas.

Outros dois professores do campus de Manacapuru também foram denunciados, sendo eles, Danniel Rocha Bevilaqua, que leciona recursos pesqueiros, e Gilder Branches, de educação física. No total, nove adolescentes relataram assédio.

Confira mais detalhes na matéria completa clicando aqui.

Resposta do Ifam

Em nota, a assessoria de comunicação do Ifam encaminhou uma resposta sobre a reportagem do site The Intercept.

Esclarecimentos-quanto-as-denúncias-de-assédio-no-Instituto-Federal-do-Amazonas

Foto: Luis Henrique Oliveira/ G1 AM.

Fonte: The Intercept.

Eric Barbosa

Eric Barbosa

Mestrado em Saúde Sociedade e Endemias na Amazônia na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA) (2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Entre em contato

Para nós do Portal Pontual, sua opinião vale muito!

Publicidade