quinta-feira, abril 18, 2024
HomeMundoMídia| Na imprensa do Irã, EUA teve grandes prejuízos depois do ataque...

Mídia| Na imprensa do Irã, EUA teve grandes prejuízos depois do ataque com mísseis.

Publicado em

Artigo Relacionado

Manauara Shopping é palco do Manauara Connection, evento de moda, arte e cultura

Na última semana, nos dias 21 e 22/09, aconteceu o Manauara Connection: Moda, Arte...

Manaus, 9 de janeiro de 2020.

Enquanto o presidente Donald Trump comemorava vitória em seu embate com o Irã, celebrando a morte “de um terrorista implacável” e o fato de nenhum soldado americano ter morrido nos ataques iranianos, a visão no Irã era bem diferente. Ou, pelo menos, a visão que a mídia iraniana, controlada pelo governo, tentava emplacar.

Alguém que só acompanhasse pela imprensa iraniana o desenrolar dos acontecimentos após o assassinato do general iraniano Qassim Suleimani no Iraque, na sexta (3), a mando de Trump, poderia sair com a nítida impressão de que os EUA saíram com o rabo entre as pernas após Teerã retaliar com ataques a bases americanas no Iraque.

Em meio à guerra de versões, a agência de notícias iraniana Mehr chegou a anunciar que “mais de 80 soldados terroristas americanos” tinham sido mortos e “cerca de 200” haviam ficado feridos nos ataques com mísseis iranianos na base americana em Ain al-Assad, no oeste do Iraque, citando “relatos precisos de fontes locais” passados à TV estatal IRIB.

A Guarda Revolucionária iraniana também disse a jornalistas locais que o aiatolá Ali Khamenei estava coordenando uma segunda onda de ataques em uma sala de controle, e que 30 soldados americanos haviam morrido e vários helicópteros e drones tinham sido destruídos.

Segundo Trump, não houve nenhuma morte e ocorreu apenas “dano mínimo a nossas bases militares”.

Tudo armação, segundo a TV libanesa Al Mayadeen, ligada à milícia xiita Hizbullah, patrocinada pelo Irã.

“Os americanos impediram que qualquer soldado iraquiano se aproximasse para esconder as perdas causadas pelos mísseis iranianos”, disse a TV em sua conta do Twitter. Também na rede social, a TV creditava a agência iraniana Tasnim para dizer que “o sistema de defesa americano não conseguiu abater mísseis iranianos devido à velocidade extremamente alta dos mísseis Fateh 313.”

No discurso televisionado da Casa Branca, Trump fez questão de dizer que os iranianos é que haviam recuado, e que as forças americanas estavam preparadas para tudo.

Na mídia iraniana, nada disso apareceu. Ao final do discurso, o Tehran Times publicou artigo com o título: “Trump recua de mais conflitos militares com o Irã”.

Referia-se ao fato de Trump ter ameaçado, pelo Twitter, atacar 52 pontos no Irã, entre eles sítios culturais, se o país fizesse retaliações por causa do assassinato de Suleimani.

Em um jornal de grande circulação, o Jaam- e Jam, citava um suposto comentário de um jornalista da CNN, que foi usado no título de uma reportagem: “Correspondente da CNN diz que Irã mostrou que pode responder aos EUA”.

A Press TV, rede do governo iraniano voltada ao público internacional, também omitiu de sua cobertura no site as menções de Trump ao suposto recuo iraniano e aos poucos danos

inflingidos às bases do país. E apontava: “Autoridades americanas se negam a dar informações sobre os danos em suas bases ou mortes causadas pelos mísseis”.

Segundo o Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), o Irã está em sétimo lugar no ranking dos países que mais censuram a imprensa.

“O governo do Irã prende jornalistas, bloqueia sites e mantém um clima de medo com assédio e vigilância, incluindo as famílias dos jornalistas. A mídia doméstica precisa respeitar rigoroso controle estatal.”

Fonte: Folhapress.

Foto: Reprodução|Sinotables.

Redação por Débora Almeida.

 

Últimos Artigos

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...

Atriz formada pela UEA está em filme que concorre à Palma de Ouro em Cannes

A atriz amazonense Isabela Catão, bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Projeto Biblioteca Comunitária é realizado em Itacoatiara

Com o objetivo de levar cultura e aprendizado para a comunidade, o Centro de...

Final do BBB 24: Em Parintins, Governo do Amazonas realiza últimos preparativos para a ‘Festa da Cunhã’ na praça da Catedral

Em Parintins, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura...

FVS-RCP e CMA se unem para ação de cidadania

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP),...