quinta-feira, março 28, 2024
HomeMundoInternet | Câmeras da Amazon vazam dados de usuários.

Internet | Câmeras da Amazon vazam dados de usuários.

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

Manauara Shopping é palco do Manauara Connection, evento de moda, arte e cultura

Na última semana, nos dias 21 e 22/09, aconteceu o Manauara Connection: Moda, Arte...

Manaus, 07 de fevereiro de 2020.

A organização não-governamental EFF (Eletronic Frontier Foundation), que advoga pelos direitos civis na internet, denunciou a Ring, empresa de câmeras de vigilância adquirida pela Amazon em 2018, de disponibilizar dados a terceiros sem o consentimento dos usuários.

Uma análise feita pela EFF no aplicativo da Ring para Android revelou que dados como nome e localização dos dispositivos, nome dos usuários e emails eram fornecidos para o Facebook e outras três empresas de análise de dados.

A EFF já vinha criticando a Amazon por fomentar uma falsa sensação de insegurança nas comunidades por meio de publicidade para aumentar suas vendas.

A Ring disponibiliza no seu site uma lista de parceiros com os quais compartilha informações, mas só um deles constava no teste da EFF.

Essa não é a primeira polêmica envolvendo a Ring, que foi adquirida pela Amazon, em 2018, por US$ 1 bilhão (R$ 4,28 bilhões). A companhia oferece vídeo-porteiros e câmeras de monitoramento que podem ser acessadas remotamente via aplicativo.

A compra foi vista como parte da estratégia de Jeff Bezos para entregar encomendas dentro da casa dos consumidores, conectando um sistema de fechaduras inteligentes, câmeras de segurança e softwares de reconhecimento facial do próprio grupo.

A primeira das grandes polêmicas da Ring foi em julho de 2019, quando o site Motherboard, do grupo de mídia Vice, revelou que a empresa firmou parceria com 231 distritos policiais nos EUA.

Através de um sistema, os policiais poderiam solicitar ao usuário acesso a imagens das suas câmeras, sem a expedição de um mandado.

Documentos obtidos pelo site indicavam que o acordo sugeria que os agentes promovessem o produto nas comunidades, como forma de aumentar a segurança.

Em dezembro do mesmo ano, o site de notícias americano Buzzfeed descobriu que hackers tiveram acesso a dados como login e senha de quase 4.000 consumidores. A Ring afirmou à época que os dados não tinham sido obtidos por invasão do sistema, sem dar mais detalhes.

No mesmo mês, viralizou um vídeo gravado por uma câmera em uma casa no estado do Mississipi (EUA) onde um hacker acessa o dispositivo -alguns modelos possuem auto-falantes- e se comunica com um criança de oito anos, dizendo ser o Papai Noel e instigando-a a quebrar coisas pelo quarto.

A empresa afirmou que os hackers conseguiram o login e senha do usuário em outro servidor não-relacionado a seus serviços e que aproveitaram o descuido do assinante, que usava o mesmo nome e senha para vários sites. Segundo a companhia, seu sistema de segurança novamente não foi comprometido.

Na última quinta (30), a Ring anunciou o lançamento de uma nova aplicação, que permite aos usuários maior controle de privacidade, escolhendo quais dispositivos podem acessar a conta e se querem ou não compartilhar dados com a polícia.

O produto não está disponível no Brasil.

Fonte: Folhapress.

Foto: Reprodução | Internet.

Redação por Débora Almeida.

Últimos Artigos

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...