sexta-feira, março 29, 2024
HomeMundoTurnê | Guaidó sofre ataque de apoiadores de Maduro ao retornar à...

Turnê | Guaidó sofre ataque de apoiadores de Maduro ao retornar à Venezuela

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

Manauara Shopping é palco do Manauara Connection, evento de moda, arte e cultura

Na última semana, nos dias 21 e 22/09, aconteceu o Manauara Connection: Moda, Arte...

Manaus | 12 de Fevereiro de 2020 (Quarta-feira)

O líder opositor Juan Guaidó voltou à Venezuela nesta terça-feira (11), após uma turnê internacional que durou 23 dias. Simpatizantes do ditador Nicolás Maduro gritaram insultos contra ele e atingiram seu carro com cones de trânsito e bastões, na saída do aeroporto internacional Simón Bolívar, na região de Caracas.

Houve também empurrões e troca de insultos entre os apoiadores de Guaidó e os de Maduro.

Quando confirmada a chegada do opositor, o aeroporto virou um formigueiro, com uma imensa multidão formada por apoiadores de Maduro. Guaidó viajou de Portugal à Venezuela em um voo da companhia aérea TAP, segundo informações da sua assessoria de imprensa.

“Trago o compromisso do mundo livre, disposto a nos ajudar a recuperar a democracia e a liberdade. Começa um novo momento que não admitirá retrocessos e que precisa que todos façam o que precisam fazer”, escreveu Guaidó em sua conta no Twitter.

Com uma camisa branca e um crucifixo de madeira no peito, o opositor chegou ao aeroporto escoltado, enquanto a multidão tentava se aproximar. Deputados opositores e jornalistas acabaram sendo agredidos -os profissionais de imprensa disseram que foram atacados e roubados enquanto cobriam a chegada de Guaidó.

Sua última parada foi nos Estados Unidos, onde foi recebido pelo presidente Donald Trump, que prometeu “esmagar” a tirania do governo de Nicolás Maduro. Antes, foi recebido como chefe de Estado da Venezuela no Reino Unido e na França e foi aplaudido como herói pelos imigrantes venezuelanos na Espanha.

O político de 36 anos havia deixado o país clandestinamente no último 19 de janeiro, já que está proibido de sair da Venezuela por diversos motivos judiciais. Nesta terça, ao voltar, publicou uma foto em frente a um funcionário da imigração.

Guaido, que é reconhecido por mais de 50 países como presidente legítimo da Venezuela, espera reviver o bom momento que teve no início de 2019, quando liderou uma onda de protestos contra Maduro por violações dos direitos humanos.

Há mais de um ano Guaidó se autoproclamou presidente interino da Venezuela, depois que Maduro assumiu um segundo mandato questionado após irregularidades nas eleições de 2018.

O sucessor de Hugo Chávez permanece no poder, apesar das sanções dos Estados Unidos, incluindo um embargo de fato ao petróleo bruto da Venezuela que é crucial para sua economia, em forte recessão desde 2013.

O colapso econômico da Venezuela com Maduro levou quase 5 milhões de pessoas a deixarem o país, criando uma crise migratória nas nações latinas vizinhas.

Maduro conta com o apoio da China e da Rússia.

Foto: CRISTIAN HERNANDEZ/ AFP.

Fonte: FOLHAPRESS.

Últimos Artigos

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...

Palacete Provincial celebra 15 anos com programação especial envolvendo conhecimento e cultura

Na segunda-feira (25/03), o Palacete Provincial, um dos maiores ícones de cultura em Manaus,...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Funcionamento dos espaços culturais de Manaus é especial durante o feriado da Páscoa

O feriado da Semana Santa e da Páscoa vai mudar o funcionamento de alguns...

Projeto Escola Olímpica chega em comunidades indígenas

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), da Fiocruz, aportou neste último...

Hemoam adota tecnologia que ajuda na precisão de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fez aquisição, recentemente, do...