Em fevereiro de 2020, a história do Brasil mudou completamente, o primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) foi confirmado no País. Em meio ao cenário, a Europa confirmava centenas de infectados pela doença.
A primeira pessoa que testou positivo ao novo coronavírus, foi um homem de 61 anos, que havia retornado da Itália, e no solo brasileiro estava com sintomas de gripe. O diagnóstico foi confirmado em um Hospital de São Paulo.
No mês seguinte, foi confirmada a primeira morte pela doença, sendo que, atualmente o Brasil totaliza 251.498 óbitos pela covid-19, e 10.390.461 infectados.
Vacina
Os estudos sobre a vacina para combater o novo coronavírus, aconteceram ainda em 2020, e teve um avanço, podendo tornar realidade a imunização das pessoas.
No início de 2021, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovar o uso emergencial da CoronaVac e Oxford, o Brasil começou a imunizar grupos prioritários.
Nova variante do coronavírus
Entre os avanços, um problema se iniciou no mundo, diferentes variantes do Sars-CoV-2, o coronavírus, surgiu sendo mais contagiosas e, em outros casos, mais letais.
A infectologista Ana Galdina Mendes, afirma que o vírus nunca deixou de circular, houve a primeira onda entre abril e maio, e houve a diminuição de casos, mas sempre mantendo a circulação do vírus.
Ana Galdina Mendes relata que a saída da população para votação na Eleição contribuiu para os aumentos de casos. Ela ressaltou que além desses fatores, ainda houve a entrada no mundo da nova variante do coronavírus SARS-CoV-2, de maior transmissibilidade.
“Já tínhamos o vírus que circulava entre nós normalmente, e passamos a ter outra cepa diferente, que veio mais transmissível que a primeira. Então, é uma equação perfeita para o que está acontecendo. As pessoas circulando mais, sem cuidados adequados, aglomerando e se reunindo mais e com emergência de uma cepa mais transmissível. O resultado é esse cenário que estamos tendo agora”, ressaltou.
Amazonas
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição de Nº 328, nessa quinta-feira (25), traz o diagnóstico de 1.420 novos casos de Covid-19, totalizando 312.339 casos da doença no estado.
No boletim foi confirmado 86 óbitos por Covid-19, sendo 30 ocorridos no dia 24/02 e 56 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 10.728 o total de mortes.
Por Alessandra Aline Martins
Foto: Divulgação

