sábado, setembro 7, 2024
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Governo do Amazonas apoia projeto multidisciplinar de estudantes do Ensino Médio

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O Governo do Amazonas, via Programa Ciência na Escola (PCE), disponibilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), apoiou um projeto em que estudantes do 2º ano do Ensino Médio produziram blocos de nota, cartões e telas para pintura a partir de transformações de papéis usados em papel semente.

O material usado é caracterizado por ser biodegradável e poder ser plantado, pois contém sementes em sua composição.

Segundo a professora de química e coordenadora do projeto, Suzan Medeiros, os estudantes promoveram oficinas, palestras e minicurso, para a comunidade escolar, sobre a conscientização do cuidado com o meio ambiente.

Ela afirma que ” é necessário que os alunos entendam que eles são os agentes resposáveis pela poluição nas redondezas da escola e que, dessa forma, tomem conhecimento para mudar essa realidade de Manaus”.

 

Conscientização

De acordo com a professora, o tema proposto teve o objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre os lixões que se formavam ao redor da escola. “Durante as aulas de química, foi observado, também, que os alunos não se importavam com a segregação de lixo e muitos não sabiam da existência de cooperativas de reciclagem” afirma a professora.

A partir dessa perspectiva, foi implantado o projeto intitulado  “Produção de Papel Semente Oriundo de Aparas de Papel, Fibras Vegetais e Sementes Hortaliças” com 16 alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Lucena Bittencourt, localizada na Zona Sul de Manaus, com o intuito de formar agentes transformadores da comunidade.

“Os papéis produzidos pelos alunos, foram feitos através de reaproveitamento e reciclagem de papéis adquiridos na própria escola e, após a produção do papel, foi adicionado sementes de pimentão, pimenta, tomate e outras hortaliças” afirma Suzan Medeiros.

 

Ciência na escola 

Além da parte prática, as pesquisas que antecederam as produções dos papéis foram de grande importância para o aprendizado dos estudantes participativos, pois eles coletaram diferentes materiais bibliográficos sobre os temas envolvendo poluição em ambientes aquáticos, resíduos sólidos, leis e convenções ambientais, características dos lixões existentes no planeta, com enfâse a realidade local, e a atuação de pessoas em cooperativas de lixo.

Segundo a coordenadora do projeto, foram trabalhadas interdisciplinaridades dos estudos químicos com os estudos biológicos, matemáticos, artísticos, sociológicos e linguísticos.

Ao final da pesquisa e das apresentações, os espectadores receberam um cartão de papel semente escrito “Cuide do Planeta” e instruções de como plantar o papel e o transformar em uma horta.

 

 

Texto: da redação. 

Fotos: Acervo pessoal da professora Suzan Medeiros.

Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual. 

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Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

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