Uma pesquisa realizada no Amazonas aponta que o estado é o que mais investe, pela segunda vez consecutiva, na formação de recursos humanos altamente qualificados.
Ocupando o primeiro lugar em investimento em bolsas de mestrado e doutorado, os primeiros dados foram coletados com base nos alunos matriculados em 2019 e a média de 2018, 2019 e 2020.
O estudo coletou os dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os dados de março de 2022 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e os dados sobre a produção científica obtidos da plataforma SciVal que apresenta métricas da produção científica.
Os resultados da pesquisa foram apresentados no Fórum do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em São Paulo.
Segundo o Governador do Estado, Wilson Lima, o estado seguirá trabalhando para promover mais investimentos nesse setor. Ainda, afirma que de 2019 a 2022 já foram investidos mais de R$ 400 milhões em editais, bolsas, chamadas públicas e projetos. Dessa forma, mais de 6 mil pesquisadores tiveram apoio em seus projetos.
A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales, afirma que esses dados demonstram a importância da assistência do Governo do Estado para o crescimento da competência técnico-científica no Amazonas.
Além disso, o Amazonas é o segundo lugar em investimento em Auxílio à Pesquisa com os recursos do tesouro estadual.
Fórum Nacional do Confap
O Fórum ocorreu no dia 23/03, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Estavam presentes o Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Manuel Rebelo Fernades; o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Vahan Agopyan; o Presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago; o presidente do Confap, Odir Antônio Dellagostin; a presidente da Capes, Mercedes Bustamante e o presidente do CNPq, Ricardo Galvão.
O presidente da Confap elogiou o empenho do Governo do Amazonas pelo esforço, que apesar de não ter um atendimento expressivo da Capes e CNPq, apoia a formação de recursos humanos com recursos estaduais.
Ainda destacou a importância das agências federais em dar atenção e valorizar e contribuir ainda mais por meio de bolsas para alunos de pós-graduação o esforço do estado.
O Fórum Nacional do Confap é uma iniciativa do Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
Vinte e sete Fundações de Amparo á Pesquisa participaram desse encontro em São Paulo.
Texto: da redação.
Fotos: divulgação.
Fonte Gráficos: Odir Antônio Dellagostin/O Financiamento da CT&I no Brasil.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.