Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Machado de Assis, bairro Educandos, zona sul da cidade, desenvolveram um jogo digital que aborda temas relacionados à poluição, descarte correto do lixo e reciclagem.
O projeto, que tem apoio do Governo do Amazonas através Programa Ciência na Escola (PCE) da Fapeam, tem objetivo de promover a conscientização ambiental no âmbito escolar.
Intitulado “Start Ambiental”, o jogo pedagógico foi feito com o uso da plataforma GDvelop por três alunas do fundamental I.
Coordenado pelo professor André Belo da Silva, ” o objetivo do projeto era despertar a importância do tema ambiental e mostrar que é possível e viável transformar nossa realidade através do conhecimento. Conseguimos alertar a comunidade sobre os principais problemas ambientais e propor soluções viáveis”, afirma.
Mesmo diante de desafios, como a falta de recursos materiais e a dificuldade de achar uma plataforma de criação de jogos em português, o professor e as três alunas conseguiram desenvolver o projeto que teve excelentes resultados.
“Conseguimos identificar quais são os principais problemas ambientais no entorno da escola E.T.I. Machado de Assis, como o problema do lixo urbano que é o que mais se destaca dentre os outros, e propusemos soluções viáveis para buscar resolver esse problema ambiental através da criação do jogo Star ambiental. O conhecimento produzido ganhou significado e importância para a comunidade juntamente com a conquista de se produzir tecnologia, jogo virtual, através da pesquisa científica.”, pontua o professor.
No funcionamento do jogo existem cenários diversos onde as heroínas, as personagens do jogo, irão coletar o lixo reciclado e atacar os “zumbis” poluidores. Caso as heroínas tocarem nos zumbis, elas voltam para fase inicial.
O cenário 1 do jogo é a Orla do Amarelinho, o cenário 2 é a praça do bairro Educandos e o cenário 3 é a própria escola, ou seja, pontos conhecidos em Manaus.
Segundo o professor, o jogo virtual sempre esteve presente nas suas aulas, mas não existem boas opções de educativos no mercado. Com isso, ele resolveu criar seu próprio jogo.
“Sempre tive a vontade de criar jogos para as aulas. Quando houve a divulgação do edital do PCE-Fapeam surgiu a ideia de fazer um projeto sobre os problemas ambientais que ocorrem aqui próximo da escola, juntei a vontade de criar jogos educacionais nesse projeto”, afirma.
Além do ensino sobre conscientização do meio ambiente, o projeto permitiu o desenvolvimento de novas habilidades relacionadas as ferramentas tecnológicas.
Para o desenvolvimento das atividades, participaram três alunas bolsistas de iniciação científica e tecnológica júnior, produzindo fotos, vídeos e anotações das tarefas executadas.
Texto: da redação.
Fotos: acervo pessoal do professor André Belo da Silva.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.