O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), está apoiando um projeto de desenvolvimento de uma plataforma que auxilia na rede de atenção à pessoa com deficiência.
Denominado “Implementação de soluções para a rede de atenção à pessoa com deficiência”, o projeto acompanha os tratamentos e compartilhamentos de informações relevantes entre profissionais da saúde e familiares. A iniciativa visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
O estudo iniciou no mês de abril deste ano e a previsão é ser concluído em 2024. Coordenado pelo doutor em Administração, Daniel Armond, professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a parte prática do projeto envolve a criação de um aplicativo funcional para dispositivos móveis e web.
Funcionamento do aplicativo
O aplicativo funcionará como uma plataforma que conecta profissionais de saúde, pessoas com deficiência e seus familiares, tendo, assim, uma abordagem colaborativa e eficaz ao tratamento e qualidade de vida dos envolvidos.
De acordo com o coordenador da pesquisa, esse projeto está direcionado a identificar abordagens mais inovadoras e ferramentas tecnológicas que possam otimizar a colaboração entre os prosfissionais de saúde e a interação entre eles.
A segurança de dados dos pacientes também será protegida. O aplicativo adotará medidas de segurança avançadas para garantir que as informações dos pacientes sejam mantidas confidenciais contra acesso não autorizado.
Os próximos passos são na etapa de desenvolvimento na qual se realiza os testes e o refinamento da solução.
Apoio
O projeto integra a linha temática 2 do Programa Startup para o SUS que visa o desenvolvimento de estratégias para qualificação, integração, implementação e/ou consolidação das Redes de Atenção à Saúde no contexto da saúde mental, da pessoa com deficiência, da saúde materno-infantil, da urgência e emergência do atendimento.
A iniciativa recebe apoio do Programa Startup para o SUS, edital Nº 012/2022, do Governo do Amazonas, via Fapeam, que apoia o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores voltados à melhoria da saúde pública, contribuindo para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação na área da saúde.
Texto: da redação, com informações de Fapeam.
Fotos: divulgação.