Desde o dia 13 de agosto, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) está levando assistência médico-odontológica e serviços sociais a comunidades indígenas e ribeirinhas na região do médio rio Negro. A expedição fluvial conta com o apoio de alunos do curso de Medicina da UEA, da Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (Uddae) e da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA).
A expedição, que inclui o apoio de outras instituições parceiras, reafirma o compromisso e o apoio da UEA com a população da Amazônia. Além de prestar assistência médico-odontológica, a expedição oferece serviços sociais como corte de cabelo e manicure/pedicure a seis comunidades indígenas e ribeirinhas: Itapereira, Tapuraquara, Aruaú, Vida Nova, Cajuri e Merces, todas situadas na calha do rio Negro.
A UEA também enviou brinquedos a crianças das comunidades atendidas, arrecadados em campanha junto à comunidade acadêmica. O ato demonstra o engajamento da universidade em ações de solidariedade e apoio social. A atividade foi organizada pela Igreja presbiteriana de São Gabriel da Cachoeira e é resultado de um esforço conjunto que contou, também, com o apoio do Exército Brasileiro e do Distrito Sanitário Indígena (DSEI) daquele município.
Com essa iniciativa, a UEA reforça sua posição como uma instituição de ensino superior comprometida com a responsabilidade social e a formação de profissionais que atuam em prol da cidadania e do desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Da redação para Portal Pontual, com informações da UEA.