quinta-feira, março 27, 2025
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Projeto incentiva empreendedorismo na educação de jovens e adultos em Parintins

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A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) traz uma série de três projetos apoiados pelo Governo do Amazonas, desenvolvidos no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE), publicados na edição especial da revista PCE 20 anos, em celebração às duas décadas do Programa no Amazonas, com o tema “Chama Revolucionária da Ciência na Educação Básica do Amazonas”.

No território amazônico, três municípios despontam como verdadeiros exemplos de laboratórios de iniciativas inovadoras e científica na educação básica e na preservação cultural. Separados por mais de 1.500 quilômetros de floresta e rios, Benjamin Constant, Parintins e Manacapuru demonstram que, mesmo diante dos desafios regionais, é possível transformar adversidades em oportunidades.

No dia 28/02 foi apresentado o projeto desenvolvido em Parintins intitulado ‘Desafios na Escola Contemporânea: como trabalhar o empreendedorismo junto às representações sociais da Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Irmã Sá’, incentivando o empreendedorismo e preparando os alunos para os desafios do futuro.

 

Empreendedorismo na Educação de Jovens e Adultos

Em meio às salas de aula da Escola Estadual Irmã Sá, em Parintins-AM, um movimento de transformação social e econômica ganha vida. Intitulado ‘Desafios na Escola Contemporânea: como trabalhar o empreendedorismo junto às representações sociais da Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Irmã Sá’ se destaca como uma missão de empoderamento e mudança. O projeto foi realizado com financiamento da Fapeam via Edital Nº 004/2022.

Graduada e licenciada em História pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a coordenadora do projeto, Ceres Patrícia Brasil Viana, revelou que a motivação para iniciar essa jornada surgiu de uma simples atividade de quebra-gelo, que desencadeou uma profunda reflexão sobre a identidade dos alunos como trabalhadores autônomos. A discussão revelou uma dura realidade: a ocupação de pequeno comerciante, embora fonte de sustento, é frequentemente vista com preconceito e discriminação pela sociedade. O projeto contou com a participação dos bolsistas: Alzenan Teixeira dos Santos, Juan Carlos Yoshii Santarém de Souza e Simara da Silva Conceição.

Segundo ela, o projeto buscou, no ano de 2022, reverter esse estigma, integrando o empreendedorismo no currículo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), proporcionando-lhes ferramentas para serem reconhecidos como contribuintes valiosos para o desenvolvimento da sociedade. A iniciativa se alinha aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), promovendo a socialização e práticas pedagógicas que visam melhorar as condições de vida dos indivíduos.

Os objetivos eram claros: compreender e desenvolver o conceito de ação empreendedora entre os alunos, identificar as dificuldades percebidas para se tornar um empreendedor e realizar dinâmicas que facilitem a compreensão da prática empreendedora, levando em consideração que os alunos do EJA são pessoas que trabalham e a maioria já tem a responsabilidade de manter a família, por isso é importante que o educador se utilize de estratégias estimulantes e adequadas para a faixa etária e para a realidade de cada um.

Agora falando sobre métodos e atividades utilizados nas aulas, a professora detalhou que foram aplicados questionários para análise mais precisa das metas propostas; dinâmicas interativas sobre diferentes conceitos de empreendedorismo, identificados no estudo teórico, e foi percebido como os alunos da EJA atribuem o sentido de empreender em suas práticas econômicas.

 

No processo de tratamento foi tabulado, organizado, comparado, analisado e verificado todos os dados pertinentes ao estudo e reproduzidos em gráficos os resultados para divulgação e socialização.

O projeto superou às expectativas e com os métodos e atividades que ressoam com as experiências e realidades dos alunos, foi incentivado a ver o empreendedorismo como uma extensão de suas vidas e não apenas como uma disciplina escolar.

Integração dos saberes locais e conhecimento científico

Dentre os impactos, houve a integração dos saberes locais ao conhecimento científico permite que os estudantes demonstrem suas habilidades para criar, colaborar, cooperar, socializar e valorizar, além de desenvolver a capacidade de enfrentar as dificuldades e desafios encontrados em suas rotinas diárias de pequenos negócios.

Com isso, os alunos começam a ver o empreendedorismo como um caminho para a dignidade e o reconhecimento social, como é o caso do aluno Juan Carlos de Souza, de 47 anos, que compôs a equipe de bolsistas do projeto, a experiência foi muito produtiva e proveitosa, pois a ideia de quem só pode empreender é um empresário ou um comerciante ficou totalmente para trás.

“Com o projeto descobri que posso ser empreendedor como comunitário, como cidadão e até mesmo como estudante. Empreender, além de desafiador, também tem seus riscos, por isso o empreendedor é aquele sujeito proativo, que está sempre inovando”, frisou.

 

Com informações da FAPEAM. 

Foto: Divulgação. 

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Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

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