Na manhã da última quinta-feira (3/4), o Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA) organizou evento em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na ocasião, participaram professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), além de profissionais de saúde e acadêmicos dos cursos de Letras, Pedagogia e Enfermagem. O município fica localizado a 1.114,5 quilômetros de Manaus em linha reta.
Foi organizada uma roda de conversa, realizada no auditório do Cestb, que contou com a presença de educadores e alunos da educação básica, onde foi discutido o TEA, suas característica, desafios e a importância da inclusão de pessoas autistas em escolas e universidades. O bate-papo, segundo participantes, foi produtivo e rico de informações para a compreensão aprofundada sobre o tema.
Na mesma data, pela parte da noite, o evento teve continuidade no Centro de Educação Infantil Gilberto Mestrinho, localizado também em Tabatinga. A Prof.ª Dra. Alexandra de Andrade, do Cestb/UEA, falou sobre temas importantes sobre TEA. Entre eles, a relevância do diagnóstico precoce, as intervenções eficazes e como a colaboração entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento das crianças. A palestra foi direcionada a acadêmicos, pais e profissionais da educação e da saúde. “É de extrema importância criar um ambiente acolhedor onde crianças com TEA possam desenvolver-se plenamente”, ressaltou Alexandra, informando que o evento teve a colaboração do Núcleo de Inclusão Professor Darcimar.
Com informações da UEA.