Pesquisa & Publicações

Eleição 2018 | Pesquisa da Pontual mostra Lula e Bolsonaro liderando disputa para Presidente em Manaus

Manaus | 09/10/17

A empresa Pontual ouviu nos dias 05, 06 e 07 do mês de outubro 1066 eleitores nas seis zonas da cidade de Manaus. O objetivo do estudo foi mensurar a densidade eleitoral de Lula, Bolsonaro e demais candidatos que poderão compor a disputa para presidente do Brasil em 2018. Foram entrevistados eleitores em todas as zonas da cidade, com perguntas estimuladas sobre dois eixos: Intenção de voto para presidente e avaliação da gestão do presidente Michel Temer.

WhatsApp Image 2017-10-08 at 22.27.42

Intenção de voto

O ex presidente Lula lidera a corrida presidencial com 29% das intenções de voto dos manauaras, seguido por Jair Bolsonaro com a preferência dos 21% dos entrevistados. Destaque para Jair Bolsonaro que cresceu consideravelmente desde que se lançou na disputa, fator associado as redes sociais. Lula lidera a pesquisa, mesmo tendo o risco de não compor a disputa, o ex presidente consegue colocar 8% de diferença sobre Bolsonaro. É inegável que Lula tem uma boa densidade eleitoral, mesmo sendo alvo de uma artilharia nos últimos três anos. Destaco a falta de novas lideranças para a construção deste quadro e ainda um recall do bom sentimento na gestão de Lula, presente na consciência do eleitor.

Para fins de interesse em uma possível disputa sem o ex presidente Lula, Jair Bolsonaro seria eleito com boa margem tendo Marina Silva em segundo lugar. Neste cenário, Ciro Gomes assumi o terceiro lugar, liderando o segundo pelotão, composto por João Dória, Fernando Haddad, Aécio Neves, Alckmim e Ronaldo Caiado.

Na pesquisa foram testados ainda cenário de segundo turno, do qual Lula seria eleito com margem de 10% de votos sobre Bolsonaro e 24% quando testado contra Marina Silva. No cenário de segundo turno entre Bolsonaro e Marina Silva, Jair venceria com margem de 20% dos votos.

Perspectivas do eleitor

Nós da Pontual, perguntamos ao eleitor manauara a perspectiva sobre o surgimento de uma liderança para concorrer à presidência do Brasil. No entanto, 86% dos eleitores responderam que não acreditam no surgimento de uma nova liderança confiável para disputar a presidência. Este dado de fato, denota o descrédito do eleitor com a política e seu processo.

Avaliação do Presidente Michel Temer

Para fins de interesse sobre a percepção do manauara quanto a gestão do presidente Michel Temer, nós da Pontual medimos em método quantitativo com perguntas fechadas e estimulada.

Na pergunta como você avalia a gestão do presidente, 76% dos entrevistados apontaram a gestão de Temer como RUIM/PESSÍMA. Outros 17% responderam REGULAR, com 4% entre BOM e ÓTIMO. Em outra questão, em uma escala de 0 a 10, presidente Michel Temer alcançou como nota média 3,0.

No quesito confiança no presidente, 95% dos manauaras relataram não confiar em Temer. Ainda, 92% afirmaram que seriam favoráveis em um eventual processo de impeachment. Por fim, perguntamos aos entrevistados se na opinião deles, o presidente Michel Temer estaria envolvido nos casos de corrupção, do qual 97% responderam que SIM.

Os dados da pesquisa corroboram com os resultados de estudos divulgados por empresas no âmbito nacional. Uma das categorias de análise demostra que o presidente Michel Temer e impopular, e não tem a confiança do eleitor na capital.

Na próxima pesquisa vamos incluir o nome do Prefeito de Manaus Artur Neto, para medir a densidade eleitoral. Nosso próximo estudo será feito no mês de novembro e dezembro.

Pesquisa governador 2018

A partir do mês de janeiro a empresa Pontual vai iniciar uma sequência de pesquisas para disputa de governador do Amazonas e respectivos cargos; Senado, Deputado Federal e Deputado Estadual. As entrevistas serão realizadas nos municípios Tabatinga, Benjamim Constant, Tefé, Lábrea, Coari, Parintins, Itacoatiara, Manacapuru e Manaus.

Acesse relatório completo

Pesquisa_Presidente_08.10.17

%d blogueiros gostam disto: