Entretenimento Esportes Mundo

Entretenimento | Plataforma de streaming é a favorita pelo público para assistir jogos

17878557_303

Manaus | terça-feira

A plataforma, nomeada de Twitch foi lançada em 2011, criada por dois formandos de Yale, Emmett Shear e Justin Kan. Eles criaram a plataforma depois de perceberem que os espectadores estavam mais interessados em assistir à transmissões de partidas de videogame que eles jogavam. Grandes empresas de tecnologia chegaram à entrar em contato mas quem deu a cartada final foi a Amazon, que bateu a oferta do Google, comprando a ideia por US$ 1,1 bilhão no ano de 2014.

A Twitch, lidera nas transmissões de partidas de videogame via streaming, apesar da concorrência acirrada de grandes nomes da tecnologia: Google, Microsoft, Facebook e Twitter.

No trimestre mais recente, o número médio de espectadores das transmissões da Twitch aumentou de 788 mil para 953 mil. Sua rival, o YouTube Gaming, teve em média 272 mil espectadores simultâneos, uma queda em relação à média de 308 mil do trimestre anterior, de acordo com dados da Streamlabs.

Nos quatro anos transcorridos desde a venda, as partidas de videogame começaram a ser acompanhadas por um público semelhante ao de outros esportes profissionais, e a Twitch trouxe isso para aqueles que desejam assistir a conteúdo ao vivo.

Antes do seu surgimento, o YouTube (Google) era a plataforma mais usada pelo público gamer. Mas em comparação com a Twitch, os videos são gravados e editados, sendo muito diferente das transmissões, fazendo com que o feedback seja bem mais rápido.

A interface é bem simples dependendo do canal, o jogador ocupa uma pequena área enquanto o jogo ocupa toda a tela, tendo seu total destaque. À direita, comentários dos espectadores, na grande maioria jovens, são atualizados a cada segundo, seja para um palpite do jogo ou para criar novas amizades.

Foto: R. Goldman.

Redação por Ana Flávia Oliveira.

Siga-nos

Parceiros