quarta-feira, fevereiro 28, 2024
HomeSem categoriaCMM | Vereador Chico Preto entra com notificação extraoficial para Prefeito de...

CMM | Vereador Chico Preto entra com notificação extraoficial para Prefeito de Manaus

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

CMM | Segunda (22/05)

O prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) tem um prazo de 90 dias para posicionamento quanto a notificação protocolado, na manhã da última quinta-feira (18), pelo vereador Chico Preto (PMN) sobre o serviço de transporte particular por meio do uso de aplicativo.

Na lei federal 12.587/2012, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Seu Art. 4º define transporte urbano como “conjunto dos modos e serviços de transporte público e privado utilizados para o deslocamento de pessoas e cargas nas cidades integrantes da Política Nacional de Mobilidade Urbana”.

 Segundo o vereador Chico Preto (PMN), é importante garantir o direito constitucional do cidadão e consumidor. “Todavia, a lei não define os serviços de transporte privado individual. Quando esta define “transporte motorizado individual” ela não se refere a um serviço, apenas a um tipo de transporte. Ou seja, os serviços de transporte oferecidos de forma privativa não são, atualmente, regulados, e por sua vez, justamente por serem privados, não podem ser considerados ilícitos uma vez ausente regulação específica. ”, disse Chico Preto.

No documento protocolado no cartório Registro de Títulos e Documentos (RTD), o parlamentar municipal usa o artigo 10 da LOMAN que orienta, dizendo: “As omissões do Poder Público Municipal que tomem inviável o exercício dos direitos constitucionais serão sanadas, na esfera administrativa, dentro de noventa dias do requerimento do interessado, incidindo em falta grave, punível com a destituição de mandato administrativo, de cargo ou função de confiança em órgão da administração direta, indireta ou fundacional, o agente público que injustificadamente de fazê-lo.”

Ainda na justificativa da notificação direcionada ao prefeito de Manaus, o serviço de transporte particular por meio do uso de aplicativo, é um trabalho dentro da sociedade que representa desenvolvimento e evolução para o Estado, de modo a incentivar a criação de sistemas de produção e de tecnologias necessárias ao crescimento da economia.

O parlamentar municipal ainda ressalta que do ponto de vista econômico, o serviço apenas traz benefícios, como o estimulo da livre concorrência e também a geração de novos empregos. “É essencial lembrar que a qualidade do serviço prestado pelo aplicativo também favorece o consumidor. ”, afirma o vereador.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) fala que sob uma ótica concorrencial e do consumidor, a atuação de novos agentes tende a ser amplamente positiva. “Não há elementos econômicos que justifiquem a proibição de novos prestadores de serviços de transporte individual de passageiros. ”
Chico Preto defende a legalização do serviço de aplicativo que qualquer nova modalidade de serviço público somente pode funcionar com regulação própria e anterior. A principal razão, porque o modelo é constitucionalmente protegido, considerado pela lei um serviço de transporte privado individual, não podendo ser avaliado um serviço público, passível de regulação para ser ofertado.

Fonte: Assessoria

Últimos Artigos

Egressa da UEA conquista residência no hospital Sírio- Libanês

A egressa do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Amanda...

Capoeiristas se reúnem para promover e definir o Plano de Salvaguarda de Capoeira no estado

A construção do plano de salvaguarda da capoeira no Amazonas é a proposta do...

Google anuncia abertura de centro de engenharia no Brasil

O Google, o Governo de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT),...

Ibama e UEA alinham acordo para desenvolvimento de projetos

Em reunião realizada no último dia 16 de fevereiro, a Universidade do Estado do...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Egressa da UEA conquista residência no hospital Sírio- Libanês

A egressa do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Amanda...

Capoeiristas se reúnem para promover e definir o Plano de Salvaguarda de Capoeira no estado

A construção do plano de salvaguarda da capoeira no Amazonas é a proposta do...

Google anuncia abertura de centro de engenharia no Brasil

O Google, o Governo de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT),...