NOTA À IMPRENSA E À SOCIEDADE
Os profissionais de Enfermagem são compromissados com a qualidade coletiva e a saúde daqueles que procuram por assistência em saúde, compartilhando com dignidade, competência, humildade e responsabilidade suas práxis de cuidar. Executam as suas ações desde a prevenção, promoção, tratamento e reabilitação de agravos com a ética e caráter legal, ou seja, desde a baixa até a alta complexidade em saúde. Os profissionais de Enfermagem são agentes indispensáveis no cuidado da saúde dos indivíduos.
Ressaltamos que as competências são regulamentadas pelo Conselho Federal de Enfermagem, e que os demais profissionais da área da saúde se fazem de importância na assistência caracterizando um enfoque multidisciplinar, preservando a missão suprema que é a boa assistência em saúde. Todas as profissões estão sob a égide de suas resoluções, bem como, seu Código de Ética, para respaldar tanto o profissional, quanto aos que procuram para receber os cuidados de sua assistência em saúde.
Diante do que vem sendo apresentado nas mídias sociais e veículos jornalísticos não célebres, manifestamos nosso REPÚDIO ao ato desrespeitoso de acusar profissionais de suposto crime de “abuso sexual em sala de cirurgia”, expondo, desqualificando e rotulando os profissionais de enfermagem em geral, instigando ódio entre a sociedade para com os profissionais. Lutamos pela melhoria na saúde pública, mas estamos expostos ao desprestígio dos investimentos das Políticas Públicas e com isso os nossos profissionais se expõem aos Riscos Ocupacionais, tudo para prestar uma assistência livre de lacunas e incongruências. O Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Amazonas, está coletando os fatos e na certeza para com os profissionais e sociedade, estabelecerá rito seguindo os dispositivos jurídicos do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Resolução Cofen N.º 311/2007), se assim preciso for, para se manter o respeito e a responsabilidade social e o compromisso com a sociedade.
Ainda assim, respeitem ao lançar nas mídias suposições ou factoides isolados sem antes averiguar e certificar-se, tendo em mãos registros e provas de tais atos banais e desqualificante, induzindo à sociedade para irem de encontro com vossos produtos sensacionalistas, servindo para ganho de ibope aos seus interesses de mercado.
Respeitem, a Enfermagem é digna e deve ser valorizada!
Manaus, 07 de julho de 2017.
Membros da Junta Governativa do Cofen no Coren-AM
Dr. Paulo Jorge Pinheiro de Lima
Presidente
Dr. Jorge Fernando Fecury Gama
Dra. Neuza Maria Corrêa Paula
Dra. Maria Alex Sandra Costa Lima Leocádio
Dra. Mirian Santos da Silva Lopes
Dr. José Maria Barreto de Jesus
http://www.corenam.gov.br/nota-a-imprensa-e-a-sociedade_8395.html