Economia | Segunda feira
A internet é o meio de comunicação que mais cresce no Brasil. Além disso, é também aquele que capta a maior parte da atenção dos leitores e consumidores de informação. Dados apontam que o internauta brasileiro já passa mais tempo conectado na rede de computadores do que na frente da televisão, numa contagem média de 3h39 para o uso da internet. A mesma pesquisa também confirma a tendência de morte acelerada dos jornais impressos. A leitura de jornais foi considerada um hábito por apenas 6% do público. A televisão ainda é o meio mais consumido, mas vem perdendo espaço na audiência dos brasileiros.
Segundo dados auditados pelo IVC (Instituto de verificação de comunicação), em 2015 e 2016 os jornais impressos tiveram queda continua de 15% a 30% nós anos citados. Diante deste cenário, os meios de comunicação apostam em novos formatos na internet para se adaptar. No Amazonas, Acritica, Em Tempo e Diário do Amazonas já adotaram portal próprio na internet, usando o Facebook como plataforma de acesso.
A criação de novas oportunidades comerciais é mais uma vertente que vem ganhando força no Brasil. As possíveis sinergias com as publicações digitais também são apontadas como uma trilha promissora. Assim, é possível perceber que o brasileiro está em transição na forma que consome a informação, assumindo (Tablet e Smartphone) como as ferramentas de acesso. Sendo assim, o brasileiro adere definitivamente a velocidade da informação que potencializou as redes sociais, as pessoas interagem em tempo real, seja consumindo ou acessando através da plataforma digital.
Redação