Quarta-feira | 22/11/2017
De acordo com dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), entre janeiro e outubro deste ano, foram registrados 3.231 assaltos, uma média 325 por mês e 10,8 ônibus assaltados por dia, ou seja, a cada duas horas um ônibus é assaltado em Manaus. Uma das linhas mais roubadas do sistema é a 560, da empresa Integração Transportes. Só ela registrou 216 assaltos entre janeiro e outubro.
Um total de 331 ônibus foram assaltados na capital, dos quais 15 foram na linha 560, que sai da Avenida Passarinho, no Monte das Oliveiras, e vai até o terminal 2, no bairro Cachoeirinha, na zona Sul. A linha 650, da empresa Global, que sai do terminal 4, no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste, e vai até a plataforma da Matriz, no centro, foi assaltado 14 vezes.
A Polícia Militar não descarta a possibilidade da existência de grupos especializados nessa modalidade de crime. ”Eu acredito que há sim grupos especializados só para assaltar ônibus. Porque estamos prendendo hoje os mesmo ladrões que prendemos dias atrás”, disse o comandante de Policiamento Metropolitano (CPM), Coronel Wirley Abdalla, atribuindo a volta dos criminosos a rua às audiências de custódia realizadas pelo Poder Judiciário.
O Sinetram defende que uma das medidas para diminuir os índices dentro dos ônibus, é a retirada do pagamento em dinheiro e utilização dos cartões Passafácil. Capitais como Campo Grande e Goiânia conseguiram implantar o modelo e reduziram os índices de roubo a zero. Em dez meses, os assaltos já renderam prejuízo de mais de R$ 864,1 mil para o sistema.
Redação por Gabrielly Gentil