Manaus | Terça-feira
A exposição visa chamar a atenção do poder público para resgatar a antiga feira Puka’a, que acontecia no ano de 2009 na Praça da Saudade e que era um grande vetor da cultura indígena regional.
Vários povos de etnias como Tikuna, Baré, Dessana, Apurinã, Baniwa, Mira – entre outras – vão estar comercializando os seus artesanatos e comidas típicas indígenas, além de mostrar ao público suas danças, músicas e rituais tradicionais. A Exposição Indígena Solidária ficará disponível para visitação de 13 a 17 de dezembro, a partir das 17h, e possui um objetivo nobre: preservar a cultura dos povos indígenas. A exposição, que possui caráter de movimento, visa chamar a atenção do poder público para resgatar a antiga feira Puka’a, que acontecia no ano de 2009 na Praça da Saudade e que era um grande vetor da cultura indígena regional.
Ao todo, 200 indígenas participarão indiretamente do evento. Diretamente, 100 pessoas vão estar expondo suas artes – serão duas por barraca. Além dos rituais, artesanatos, danças, músicas, e culinária típica, na feira haverá bebidas e medicinas tradicionais indígenas. “De comida, vamos ter pratos como assado de banana, muquiado – um peixe embrulhado na folha de banana, e quinhapira – cozido de peixe com legumes e pimenta. Para beber, vamos ter caxiri e pajuarus. Também vamos vender remédios naturais que servem para dores de cabeça, corpo e queda de cabelos”, pondera Aguinilson.
Lembrando que o acesso ao evento é gratuito, vale muito a pena conferir.
Redação por Natália Dantas