sábado, março 2, 2024
HomeSem categoriaEducação | 1ª Jornada Estudantil mobiliza alunos e professores da EETI Lecita...

Educação | 1ª Jornada Estudantil mobiliza alunos e professores da EETI Lecita Fonseca Ramos.

Publicado em

spot_img

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | Quinta-feira


Com o objetivo de mostrar os resultados de oito meses de trabalho desenvolvido por professores da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professora Lecita Fonseca Ramos, nas áreas cultural, esportiva e atividades de sala de aula, o corpo docente e os alunos da unidade se reuniram para a abertura da 1ª Jornada Estudantil Lecita Ramos (Jelf).

A unidade de ensino é uma das mais recentes escolas de tempo integral da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), inaugurada no mês de maio deste ano, localizada no bairro Monte das Oliveira, zona norte de Manaus, que através da 1ª Jornada Estudantil, buscou demonstrar a satisfação do trabalho desenvolvido em menos de um ano de existência e que teve sua culminância realizada o dia 11 de dezembro.

“A mudança no comportamento social de onde a escola esta inserida é muito significativa. Existem alunos com uma visão melhor das que tinham antes e desejam buscar algo melhor pra vida deles”, comenta a gestora da escola, professora Jeane Melgueiros Hidalgo.

Depois da abertura da Jelf, na quadra da escola com todo corpo docente, representantes da Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE 7) e professores técnicos de Ensino Fundamental e Ensino Médio da Seduc, os alunos se deslocaram para as salas de aulas onde estava preparado exposições dos trabalhos destaques das disciplinas ministrada durante o ano.

Para a professora da disciplina de Química e Biologia, Arquelândia Lima, os alunos corresponderam de forma positiva nos projetos. “Eu alinhei as duas disciplinas e nós desenvolvemos um trabalho de introdução à bioquímica, com a finalidade dos alimentos do cotidiano de cada um, pra que eles percebessem a importância de ter uma boa alimentação e mostrar as estruturas dentro da química”, explica a professora Arquelândia que desenvolveu com os alunos o projeto de macro moléculas.

A Jornada Estudantil teve como tema: “Conhecimento transformado em prática”, e cada uma das 12 turmas de Ensino Médio buscou transmitir seu aprendizado, seja por meio do teatro, explicando em bancadas, executando experiências nos laboratórios e inovações empreendedoras. Cinco professores técnicos da Seduc estavam presentes na abertura e acompanharam as exposições nas salas de aula. “Tudo que a gente fez aqui foi dialogado, planejado em sala de aula, com trabalhos artesanais. A gente se envolve bastante nos projetos e em nível de conhecimento para o aluno”, explica a aluna Sabrina Gama dos Santos, 16, que cursa a 1ª série do Ensino Médio, que apresentou com sua turma conteúdos de empreendedorismo.

Segundo o professor Manoel Arruda, a escola tem um projeto diferencial das demais escolas. “Os trabalhos que os meninos estudaram na teoria agora eles realizam a prática. É um projeto que tem a socialização do conhecimento onde todos participam, sendo um trabalho junto com a comunidade”, enfatiza professor, que faz parte da Gerência de Ensino Médio da Seduc.

Arrecadação de alimentos – Na quarta-feira (13/12) iniciou a ação social com arrecadação de alimentos, paralela às disputas de jogos esportivos entre as turmas nas modalidades de voleibol, futsal, basquetebol e queimada, categorias masculino e feminino. “Aprimorar o que já existe e desenvolver mais ações, porque a escola tem potencial para isso”, conclui a gestora Jeane, que demostrou sua alegria pelos primeiros passos realizados da escola.

No próximo sábado (16/12) será o encerramento da 1ª Jornada Estudantil Lecita Ramos, com a premiação de troféus para as turmas vencedoras e certificados de reconhecimento para professores e alunos.

 

Fonte: Secom.

Redação Por Natália Dantas.

FOTOS: SALOMÃO JÚNIOR/SEDUC

Últimos Artigos

Artista parintinense concorre a prêmio nacional em exposição virtual

A artista visual parintinense Dayane Cruz foi uma das selecionadas para participar da exposição...

Egressa da UEA conquista residência no hospital Sírio- Libanês

A egressa do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Amanda...

Capoeiristas se reúnem para promover e definir o Plano de Salvaguarda de Capoeira no estado

A construção do plano de salvaguarda da capoeira no Amazonas é a proposta do...

Google anuncia abertura de centro de engenharia no Brasil

O Google, o Governo de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT),...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Artista parintinense concorre a prêmio nacional em exposição virtual

A artista visual parintinense Dayane Cruz foi uma das selecionadas para participar da exposição...

Egressa da UEA conquista residência no hospital Sírio- Libanês

A egressa do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Amanda...

Capoeiristas se reúnem para promover e definir o Plano de Salvaguarda de Capoeira no estado

A construção do plano de salvaguarda da capoeira no Amazonas é a proposta do...