Manaus | Quinta-feira
Com o objetivo de mostrar os resultados de oito meses de trabalho desenvolvido por professores da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professora Lecita Fonseca Ramos, nas áreas cultural, esportiva e atividades de sala de aula, o corpo docente e os alunos da unidade se reuniram para a abertura da 1ª Jornada Estudantil Lecita Ramos (Jelf).
A unidade de ensino é uma das mais recentes escolas de tempo integral da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), inaugurada no mês de maio deste ano, localizada no bairro Monte das Oliveira, zona norte de Manaus, que através da 1ª Jornada Estudantil, buscou demonstrar a satisfação do trabalho desenvolvido em menos de um ano de existência e que teve sua culminância realizada o dia 11 de dezembro.
“A mudança no comportamento social de onde a escola esta inserida é muito significativa. Existem alunos com uma visão melhor das que tinham antes e desejam buscar algo melhor pra vida deles”, comenta a gestora da escola, professora Jeane Melgueiros Hidalgo.
Depois da abertura da Jelf, na quadra da escola com todo corpo docente, representantes da Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE 7) e professores técnicos de Ensino Fundamental e Ensino Médio da Seduc, os alunos se deslocaram para as salas de aulas onde estava preparado exposições dos trabalhos destaques das disciplinas ministrada durante o ano.
Para a professora da disciplina de Química e Biologia, Arquelândia Lima, os alunos corresponderam de forma positiva nos projetos. “Eu alinhei as duas disciplinas e nós desenvolvemos um trabalho de introdução à bioquímica, com a finalidade dos alimentos do cotidiano de cada um, pra que eles percebessem a importância de ter uma boa alimentação e mostrar as estruturas dentro da química”, explica a professora Arquelândia que desenvolveu com os alunos o projeto de macro moléculas.
A Jornada Estudantil teve como tema: “Conhecimento transformado em prática”, e cada uma das 12 turmas de Ensino Médio buscou transmitir seu aprendizado, seja por meio do teatro, explicando em bancadas, executando experiências nos laboratórios e inovações empreendedoras. Cinco professores técnicos da Seduc estavam presentes na abertura e acompanharam as exposições nas salas de aula. “Tudo que a gente fez aqui foi dialogado, planejado em sala de aula, com trabalhos artesanais. A gente se envolve bastante nos projetos e em nível de conhecimento para o aluno”, explica a aluna Sabrina Gama dos Santos, 16, que cursa a 1ª série do Ensino Médio, que apresentou com sua turma conteúdos de empreendedorismo.
Segundo o professor Manoel Arruda, a escola tem um projeto diferencial das demais escolas. “Os trabalhos que os meninos estudaram na teoria agora eles realizam a prática. É um projeto que tem a socialização do conhecimento onde todos participam, sendo um trabalho junto com a comunidade”, enfatiza professor, que faz parte da Gerência de Ensino Médio da Seduc.
Arrecadação de alimentos – Na quarta-feira (13/12) iniciou a ação social com arrecadação de alimentos, paralela às disputas de jogos esportivos entre as turmas nas modalidades de voleibol, futsal, basquetebol e queimada, categorias masculino e feminino. “Aprimorar o que já existe e desenvolver mais ações, porque a escola tem potencial para isso”, conclui a gestora Jeane, que demostrou sua alegria pelos primeiros passos realizados da escola.
No próximo sábado (16/12) será o encerramento da 1ª Jornada Estudantil Lecita Ramos, com a premiação de troféus para as turmas vencedoras e certificados de reconhecimento para professores e alunos.
Fonte: Secom.
Redação Por Natália Dantas.
FOTOS: SALOMÃO JÚNIOR/SEDUC