quinta-feira, julho 18, 2024
HomeSem categoriaEducação | 1ª Jornada Estudantil mobiliza alunos e professores da EETI Lecita...

Educação | 1ª Jornada Estudantil mobiliza alunos e professores da EETI Lecita Fonseca Ramos.

Publicado em

Artigo Relacionado

RR: ALE vai gastar R$ 2,3 milhões com compra de combustível em posto de político investigado pela PF por desvio milionário

Roraima - Sob a gestão do presidente Soldado Sampaio (Republicanos), a Assembleia Legislativa de...

Manaus | Quinta-feira


Com o objetivo de mostrar os resultados de oito meses de trabalho desenvolvido por professores da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professora Lecita Fonseca Ramos, nas áreas cultural, esportiva e atividades de sala de aula, o corpo docente e os alunos da unidade se reuniram para a abertura da 1ª Jornada Estudantil Lecita Ramos (Jelf).

A unidade de ensino é uma das mais recentes escolas de tempo integral da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), inaugurada no mês de maio deste ano, localizada no bairro Monte das Oliveira, zona norte de Manaus, que através da 1ª Jornada Estudantil, buscou demonstrar a satisfação do trabalho desenvolvido em menos de um ano de existência e que teve sua culminância realizada o dia 11 de dezembro.

“A mudança no comportamento social de onde a escola esta inserida é muito significativa. Existem alunos com uma visão melhor das que tinham antes e desejam buscar algo melhor pra vida deles”, comenta a gestora da escola, professora Jeane Melgueiros Hidalgo.

Depois da abertura da Jelf, na quadra da escola com todo corpo docente, representantes da Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE 7) e professores técnicos de Ensino Fundamental e Ensino Médio da Seduc, os alunos se deslocaram para as salas de aulas onde estava preparado exposições dos trabalhos destaques das disciplinas ministrada durante o ano.

Para a professora da disciplina de Química e Biologia, Arquelândia Lima, os alunos corresponderam de forma positiva nos projetos. “Eu alinhei as duas disciplinas e nós desenvolvemos um trabalho de introdução à bioquímica, com a finalidade dos alimentos do cotidiano de cada um, pra que eles percebessem a importância de ter uma boa alimentação e mostrar as estruturas dentro da química”, explica a professora Arquelândia que desenvolveu com os alunos o projeto de macro moléculas.

A Jornada Estudantil teve como tema: “Conhecimento transformado em prática”, e cada uma das 12 turmas de Ensino Médio buscou transmitir seu aprendizado, seja por meio do teatro, explicando em bancadas, executando experiências nos laboratórios e inovações empreendedoras. Cinco professores técnicos da Seduc estavam presentes na abertura e acompanharam as exposições nas salas de aula. “Tudo que a gente fez aqui foi dialogado, planejado em sala de aula, com trabalhos artesanais. A gente se envolve bastante nos projetos e em nível de conhecimento para o aluno”, explica a aluna Sabrina Gama dos Santos, 16, que cursa a 1ª série do Ensino Médio, que apresentou com sua turma conteúdos de empreendedorismo.

Segundo o professor Manoel Arruda, a escola tem um projeto diferencial das demais escolas. “Os trabalhos que os meninos estudaram na teoria agora eles realizam a prática. É um projeto que tem a socialização do conhecimento onde todos participam, sendo um trabalho junto com a comunidade”, enfatiza professor, que faz parte da Gerência de Ensino Médio da Seduc.

Arrecadação de alimentos – Na quarta-feira (13/12) iniciou a ação social com arrecadação de alimentos, paralela às disputas de jogos esportivos entre as turmas nas modalidades de voleibol, futsal, basquetebol e queimada, categorias masculino e feminino. “Aprimorar o que já existe e desenvolver mais ações, porque a escola tem potencial para isso”, conclui a gestora Jeane, que demostrou sua alegria pelos primeiros passos realizados da escola.

No próximo sábado (16/12) será o encerramento da 1ª Jornada Estudantil Lecita Ramos, com a premiação de troféus para as turmas vencedoras e certificados de reconhecimento para professores e alunos.

 

Fonte: Secom.

Redação Por Natália Dantas.

FOTOS: SALOMÃO JÚNIOR/SEDUC

Últimos Artigos

Projeto ‘Aqui Tem Jazz’ promove circuito gastronômico em Manaus durante período do Amazonas Green Jazz Festival

A organização do Amazonas Green Jazz Festival, edição 2024, estão com as inscrições abertas...

Com apoio do Governo do Amazonas, incubadora de empresas fortalece empreendedorismo de base tecnológica

No interior do Amazonas, especificamente no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus),...

Casa das Artes: Exposições celebram a diversidade cultural e artística

Nesta sexta-feira (12/07), às 18h30, a Casa das Artes, localizada na rua José Clemente,...

Ibama e Funai renovam parceria de atuação das Brigadas Federais em Terras Indígenas

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), juntamente com...

Eric Lima

Criador do Portal Pontual

Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na área de concentração de Epidemiologia de Agravos e Prevalentes na Amazônia pelo instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/FIOCRUZ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal do Pará (UFPA - 2013). Tem experiência em pesquisa na área de Epidemiologia, Saúde Coletiva com ênfase em Saúde Pública, Avaliação de Serviço em Saúde e Saúde Baseada em Evidências, desenvolvendo estudos nos temas: Tuberculose, Resistência aos fármacos, Tuberculose Multirresistente, Coinfecção TB/HIV.

Mais artigos como este

Projeto ‘Aqui Tem Jazz’ promove circuito gastronômico em Manaus durante período do Amazonas Green Jazz Festival

A organização do Amazonas Green Jazz Festival, edição 2024, estão com as inscrições abertas...

Com apoio do Governo do Amazonas, incubadora de empresas fortalece empreendedorismo de base tecnológica

No interior do Amazonas, especificamente no município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus),...

Casa das Artes: Exposições celebram a diversidade cultural e artística

Nesta sexta-feira (12/07), às 18h30, a Casa das Artes, localizada na rua José Clemente,...