Pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira (25/8) mostra que a diferença entre os dois principais candidatos à Presidência da República caiu de 11 para 8 pontos em comparação ao último levantamento do instituto, feito em julho. Desta vez, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 44%, enquanto Jair Bolsonaro (PL) reúne 36% das intenções de voto no primeiro turno.
Em julho, Lula aparecia com a mesma porcentagem, e o atual presidente totalizava 33%. O cenário é estimulado, ou seja, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.
Ciro Gomes (PDT) vem com 9%, seguido de Simone Tebet (MDB), com 4%. Os outros candidatos marcaram 1% ou não pontuaram. Por outro lado, brancos e nulos são 2%, e os entrevistados que dizem não saber em quem votar somam 3%.
É a primeira sondagem com os candidatos definidos após o registro feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na série histórica da pesquisa Exame/Ideia (estimulada), a maior distância entre Lula e Bolsonaro no primeiro turno foi registrada em janeiro deste ano — 17 pontos.
Ainda de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta, no cenário espontâneo, quando os nomes não são apresentados aos eleitores, Lula aparece com 33%, e Bolsonaro vem logo atrás, com 30%. Os líderes da pesquisa são seguidos por Ciro Gomes (3%) e Simone Tebet (2%). Os demais concorrentes não chegam a 1%; brancos e nulos são 7%, e os entrevistados que não sabem em quem votar somam 24%.
A pesquisa ouviu 1,5 mil pessoas entre os dias 19 e 24 de agosto, em ligações feitas para telefones residenciais ou celulares. O grau de confiança é de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-02405/2022.
Fonte: Metrópoles
Foto: Reprodução
Redação por Bernardo Andrade