Jesem Orellana, epidemiologista da Fiocruz Amazônia, fez um alerta nesta quinta-feira (16) para o aumento do número de internações por Covid-19 no Amazonas. Dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), desta quarta-feira (15), apontam que houve um salto de 13 para 100 pacientes internados por Covid-19 em menos de 15 dias.

Na opinião do epidemiologista, esses números seriam ‘defasados’ e o cenário seria desfavorável por conta do Carnaval, volta às aulas e o período chuvoso no Amazonas.
O cientista afirma que a demanda de 100 pacientes internados não é registrada desde 7 de Agosto de 2022, há seis meses, o que acende um alerta.

Além disso, segundo Orellana, 1 milhão de pessoas no estado ainda não tomaram a terceira e quarta dose da vacina contra a Covid-19. O cientista registra que em Manaus, segundo os dados da Secretaria Municipal de Vacinação (SMV), 604.398 indivíduos estão em atraso com a terceira dose e 473.302 ainda não tomaram a quarta dose.
Jesem Orellana sugeriu que a Secretaria de Saúde do Estado e a Semsa Manaus promovam campanhas de vacinação com o intuito de vacinar os negacionistas, que continuam a espalhar o vírus pelo estado.
O cientista afirma que é lamentável o lento processo de vacinação e o silêncio de diferentes atores da sociedade amazonense.
Da redação
Foto: Divulgação; Portal FVS-RCP

