O estudo pioneiro, desenvolvido na Fundação Centro e Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), tem como objetivo encontrar as melhores formas de tratamento e prevenção do câncer de tireoide, para que as estatísticas relacionadas a esses tumores, em nível mundial, sejam reduzidas
Os resultados dessa pesquisa, sobre os vírus oncogênicos em neoplasias (associação entre infecção e o câncer) de tireoide, mostraram uma baixa presença do vírus Epstein-Barr (EBV) e do Parvovírus B19 (B19).
O EBV é conhecido como herpes vírus 4 (HHV-4) ou, também, mononucleose infecciosa, da família Herpesviridae que tem forte associação ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. Já o B19 pertence a família Parvoviridae, causador das machas vermelhas infecciosas na pele e funcionando como vírus de DNA.
De acordo com a coordenadora Lia Mizobe Ono, doutora e especialista em Clínica Odontológica, com ênfase em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, a pesquisa está na segunda fase, a fim de que as amostras analisadas possam encontrar outros vírus causadores de câncer.
Entretanto, de acordo com a doutora, o foco principal é a identificação da presença dos vírus EBV e B19, pois estes são os mais apontados como possivelmente relacionados ao câncer de tireoide. Mais informações sobre a pesquisa no site da FCecon.
Da redação
Fotos: Divulgação