Trabalhar a educação a partir de iniciativas não-formais, cursos, oficinas, ações, intercâmbios, workshops até cursos profissionalizantes e técnicos, colaborou com a educação 315 comunidades e transformou mais de 17 mil vidas, de várias áreas da Amazônia.
Executado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), o Programa de Educação para a Sustentabilidade (PES) implementou 17 projetos e 48 eventos em quatro subprogramas: Núcleos de Inovação e Educação para Desenvolvimento Sustentável (NIEDS), Educação Ribeirinha, Educação Ambiental e Infância e Cidadania.
Fabiana Cunha, gerente do Programa de Educação para a Sustentabilidade da FAS, comemora os indicadores. Segundo ela, o programa impactou positivamente a vida de muitas pessoas, tudo isso fruto de um trabalho de conscientização e parceria que precisa ser contínuo.
“As Amazônias”
Em julho de 2022, o programa trabalhou suas iniciativas na comunidade Paraíso, na RDS do Cujubim, que foi contemplada com a Escola São Francisco, que atende 50 estudantes em três turnos, incluindo adultos. A escola fez parte da inauguração do NIEDS João Batista Ferreira, iniciativa da FAS em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema/AM).
Outro projeto de destaque foi o lançamento, em março, do projeto Solar Community Hub (Centro Comunitário Solar), projeto realizado pela FAS, em parceria com a Dell Technologies, Intel e Computer Aid, que passou a oferecer atendimentos de saúde por meio de telemedicina, monitoramento socioambiental, inclusão digital e cursos de educação para a empregabilidade de jovens e adultos. Em dezembro, o projeto passou a englobar, também, atividades voltadas para o público infantil que promovem o conhecimento e conservação das espécies da fauna e flora presentes na Amazônia.
Por fim, o Subprograma de Infância e Cidadania alcançou 6 mil pessoas em 181 comunidades, de sete municípios, através do Projeto Dicara (Desenvolvimento Integral da Criança e Adolescente Ribeirinho da Amazônia). O projeto promove oficinas socioeducativas, cursos livres e atividades diversas. É realizado em zonas rurais e periféricas do Amazonas com o intuito de fortalecer a autonomia e a autoestima de crianças e adolescentes.
Da redação
Foto: Divulgação