Uma pesquisa de iniciação científica estuda a ação educativa nas recomendações sanitárias na pandemia da Covid-19, no período de 2020 a 2022.
O projeto da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), tem apoio do Governo do Amazonas através do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/ FVS-RCP) da Fapeam.
O estudo tem como objetivo a adoção de novas práticas para a disseminação de informações sobre a Covid-19, com o uso de vídeos e imagens explicando o protocolo geral de prevenção. Os pesquisadores visam a divulgação desses materiais em televisão, redes sociais, rádios e sites institucionais.
O orientador do projeto, professor doutor Raimundo Sidnei Campos, comentou que a pesquisa apontou que a educação em saúde faz parte da rotina de trabalho da FVS-RCP e que, no período mais crítico da pandemia, as ações educativas acabaram acontecendo em plataformas digitais, especificamente redes sociais, onde a instituição atingiu um número maior da população.
A pesquisadora, Antonya Ramos, ressalta que a pesquisa mostrou que a educação em saúde foi essencial para a proteção e prevenção da população, evitando, assim, a propagação do coronavírus, transmissor da Covid-19.
Além de apresentar os protocolos de prevenção, a ação educativa ajudou, também, no combate as falsas informações que circulavam no período da pandemia.
Texto: Da redação.
Fotos: Divulgação.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.