Um projeto realizado com alunos da Escola Estadual Marcantônio Vilaça 1, na Zona Norte de Manaus, desenvolveu 11 jogos educativos e alcançou mais de 360 estudantes de nove turmas da escola.
Com apoio do Governo do Amazonas através do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o projeto tem a finalidade de auxiliar no aprendizado das disciplinas de Física, Química e Biologia com os “Jogos lúdicos como aporte para o ensino de Ciências da Natureza”.
Coordenado pela professora de química Alessandra Teixeira, o projeto adaptou jogos de tabuleiro, cartas e até eletrônicos para o uso educacional.
Um dos jogos adaptados foi o ” Ping Pong da Tabela Periódica”. Na competição, a mesa (lousa) foi modificada com as cores dos grupos encontrados na tabela periódica e a pontuação se relaciona aos assuntos estudados nas aulas de química.
A professora explica que a seleção de referências teóricas utilizadas nos jogos foram feitas de acordo com a relevância e dificuldade de aprendizado, além da facilidade para confecção e aplicabilidade.
Outro jogo criado foi o “Labirinto Químico” inspirado no Pac-Man. O jogo digital foi elaborado pelos alunos, pela plataforma Wordwall, com a finalidade de fixação de conteúdos.
Já o “Baralho das Relações Ecológicas ” ilustra os diversos seres vivos e os tipos de relações que apresentam na natureza, entre as quais as de colônia, mutualismo e comensalismo.
O projeto contou com apoio de alunos do Ensino Médio e bolsista PCE, para o desenvolvimento de todo o processo da pesquisa, desde checagem de referenciais teóricos até a confecção dos jogos, apoio na aplicação e levantamento dos resultados.
Os jogos foram feitos com materiais de baixo custo e que foram encontrados facilmente no depósito da escola, como tinta guache, bolas, redes e pincéis.
Além disso, o investimento da Fapeam foi essencial para promover os resultados positivos alcançados no projeto.
Texto: da redação.
Fotos: Alessandra Teixeira/Acervo pessoal; divulgação.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.