A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), através da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), começou a ofertar, de forma inédita na região norte, o Teste de Ácidos Nucleicos (NAT) para detecção precoce de malária no sangue dos doadores, com a intenção de melhorar a segurança do sangue transfundido.
A oferta do novo exame faz parte de uma pesquisa desenvolvida pelo Ministério da Saúde, chamado de “NAT Plus “.
O NAT Plus incorpora tecnologia de análise laboratorial em nível molecular capaz de detectar o vírus da malária em pessoas assintomáticas.
De acordo com a diretora-presidente da instituição, Dra. Socorro Sampaio, o Brasil é pioneiro na inclusão do teste e atende uma demanda importante no Amazonas por ser uma área endêmica de malária.
Segundo Sergio Albuquerque, farmacêutico-bioquímico e diretor técnico do Hemoam, o estudo inicial para a implementação da detecção precoce já está em desenvolvimento há 12 anos, onde foram realizados experimentos e pesquisas para que os resultados obtidos sejam exatos.
Para que os testes fossem feitos, o Hemoam implantou um novo sistema no laboratório de sorologia, fazendo uma adequação física e substituição de equipamentos.
A partir de agora todo sangue doado passa pelo teste molecular para a detecção de malária.
Além desse teste, a instituição realiza testes para idetificar hepatite B e C, doença de Chagas, HIV, Sífilis e outras doenças que afetam o sistema nervoso e imunológico.
Texto: da redação.
Fotos: divulgação.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.