Em Itacoatiara, alunos da rede estadual de ensino participaram do projeto “Educação Empreendedora”, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, executado com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pesquenas Empresas (Sebrae).
O projeto, que integra o programa Educa+ Amazonas, tem objetivo de desenvolver a cultura empreendedora entre jovens e as competências necessárias para a construção de um negócio viável.
O projeto foi realizado em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com os pressupostos do Novo Ensino Médio.
Os alunos da Escola Estadual Deputado Vital de Mendonça e da Escola Estadual Sérgio Mendonça de Aquino, no Novo Remanso, zona rural do município, participaram das atividades ofertadas pelo projeto.
A coordenadora do projeto na Secretaria de Educação, Sheila Cordeiro, destacou o incentivo ao empreendedorismo nas escolas e como isso está ligado à vida dos alunos.
De acordo com a coordenadora, o projeto é uma oportunidade para aquele aluno, que está nos anos finais da escola, possa empreender de modo que consiga adentrar no mercado de trabalho após a conclusão da educação básica ou, caso já possua um negócio familiar, aprimorar seu conhecimento para aplicar no negócio da família.
Segundo o analista de negócios do Sebrae Amazonas, Ricardo Sampaio, é uma grande satisfação verificar que o projeto tem um impacto positivo nos alunos e na escola.
A segunda fase do projeto está prevista para acontecer em Parintins, no período de 13 a 17 de Março, e em Manacapuru de 20 a 24 de Março.
No curso, os alunos aprendem a fazer a sua MEI, registro de empresa e, ao final, o aluno sairá com o projeto de negócio viável para que ele possa empreender e sair para o mercado de trabalho.
Texto: da redação.
Fotos: divulgação/Secretaria de Estado de Educação e Desporto.