Estudantes produziram aromatizadores de ambientes e detergentes durante as aulas práticas de química.
A iniciativa que potencializou o interesse pelo conteúdo e apresentou uma nova forma de empreender aos estudantes, foi apoiada pelo Governo do Estado, via Programa Ciência na Escola (PCE), disponibilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Com a participação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, na zona leste da capital, o projeto foi coordenado pelo professor de Química Manoel Jeffreys.
Segundo o pesquisador, a ideia para o desenvolvimento do projeto surgiu para aproximar o conteúdo teórico da realidade dos estudantes, tornando, assim, o conteúdo estudado mais atrativo e prático.
O projeto pôde ser desenvolvido com a ajuda da escola e da comunidade, todos os estudantes da EJA queriam participar das atividades. Como resultados, foi feita a produção de aromatizantes de ambiente e detergentes e, posteriormente, produtos de limpeza.
Os materiais utilizados para o preparo dos produtos químicos foram manuseados de forma segura pelos estudantes, sem riscos de acidentes.
Projeto
O projeto foi iniciado em Julho e concluído em Dezembro de 2022, denomidado de “Produção de aromatizadores com foco no ensino da Química Orgânica para estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA”, contou com a colaboração de duas alunas bolsistas da Iniciação Científica Tecnológica Júnior.
Texto: da redação.
Fotos:Acervo pessoal do professor Manoel Jeffreys.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.