Um estudo internacional de fase 3 está investigando a eficácia da injeção Lenacapavir (LEN) para prevenir o HIV.
Embora existam vários métodos para prevenção, a infecção pelo HIV continua sendo uma preocupação para saúde pública global. De acordo com Boletim Epidemiológico HIV/Aids 2022 do Ministério da Saúde, somente no Brasil, mais de 1 milhão de pessoas vivem com HIV.
Um dos métodos de prevenção ao HIV é a profilaxia pré-exposição (PrEP), que consite em tomar um comprimido diariamente. A estrátegia é eficaz e oferece um grau de proteção superior a 90%, se tomada corretamente e regularmente.
Entretanto, esse uso oral pode trazer efeitos colaterais, conveniência e estigma. Portanto a PrEp injetável com LEN em estudo, aplicada apenas 2 vezes ao ano, pode ser uma boa opção para atender às necessidades de diferentes públicos em diferentes realidades.
Em torno de 3 mil voluntários devem participar do estudo em centros de pesquisa nos Estados Unidos, Brasil, Peru e África do Sul.
Já em Manaus, cerca de 100 vagas foram disponibilizadas para participação, das quais 35 já foram preenchidas.
O pesquisador responsável pela pesquisa é o médico e infectologista e especialista em saúde pública do ILMD/Fiocruz-Amazônia, Marcus Lacerda, do Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
Para participação da pesquisa, é necessário ter a partir de 18 anos, não ter realizado teste de HIV nos últimos 3 meses, e ser homem cisgênero, homem ou mulher trans, travesti ou pessoa não-binária.

Texto: da redação.
Fotos: Assessoria no IPCCb/FMT-HVD.
Ilsutração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.