Com o passar dos anos o deslizamento de terra tornou-se cada vez mais influenciado pelas atividades humanas.
Essa influência acabou causando danos tantos materiais quanto perdas de vida.
Por esse motivo, a mudança no uso do solo e a cobertura da terra (LULC, sigla de Land Use and Land Cover ) é um importante fator que influencia nesses deslizamentos. Dessa forma, esse tema acaba sendo de uma grande relevância interdisciplinar.
Duas pesquisadoras, Renata Pacheco Quevedo, doutoranda do curso de Pós- graduação em Sensoriamento Remoto em; e Camilo Daleles Rennó da Divisão de Observação da Terra e Geoinfomática, realizaram uma análise bibliométrica e revisão dos artigos científicos que tratam sobre a LULC.
Resultados
Os resultados da pesquisa revelaram que a maioria dos artigos não se concentram na relação entre LULC e deslizamentos.
Dessa forma, o banco de dados final gerado, com esse artigos que interligam o LULC como fator influenciados na modelagem de suscetibilidade e deslizamentos, foi composto por 536 artigos.
Dentre esses, a maioria dos artigos foram produzidos por autores filiados a instituições asiáticas, sendo que alguns desses países são frequentemente afetados por deslizamentos de terra.
Vale destacar que países da África e da América do Sul são notavelmente ausentes dessa comunidade de pesquisadores, refletindo, assim, na imparidade nacional no investimento em pesquisa e desenvolvimento.
Além desse fator, a seleção dos artigos de uma única base de dados acadêmicos, pode ser um fator que reflete no baixo número de estudos da América do Sul, América Central e África.
Um destaque da pesquisa foram as classes de LULC, como estradas, solos e florestas. Essas classes são geralmente incluídas para a aproximação dos impactos negativos da expansão da infraestrutura, desmatamento ou práticas agrícolas que modificam o uso da terra.
A maioria dos artigos analisados na pesquisa mostram a preocupação em como as práticas atuais podem mudar os cenários futuros, principalmente no contexto de deslizamentos de terra.
A LULC está tomando relevância mais na atualidade, entretanto, de forma lenta, embora tenha uma importância significativa nas análises de cenários futuros e no preenchimento de lacunas em diversas áreas de estudo.
Texto: da redação.
Fotos: divulgação.