Com apoio do Governo do Amazonas, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa Biodiversa, uma pesquisa realizou o monitoramento da qualidade da água de rios na Reserva Biológica do Uatumã, em Presidente Figueiredo.
As informações foram obtidas após a realização de cinco campanhas de coleta de dados nos rios Uatumã e Pitinga, além dos afluentes e lago de Balbina.

De acordo com o coordenador da pesquisa, doutor em Clima e Meio Ambiente e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rogério Marinho, foram analisadas diferentes características físico-químicas da água.

Ele acrescenta que o projeto pretende gerar produtos na forma de mapas multitemporais da distribuição espacial da concentração de sólidos em suspensão, turbidez e profundidade do Disco Secchi (transparência da água).
Com os mapas será possível monitorar e avaliar a qualidade da água na região estudada, contribuindo, assim, para a gestão e estratégia ambiental.
Dados da pesquisa
Com o avanço dos estudos, os dados alcançados indicaram que os parâmetros utilizados para verificar as características de cursos d’água, como o pH, turbidez e transparência, possuem pouca variação temporal e espacial na região.
A partir disso, será possível identificar fontes de degradação da qualidade da água no local. Além disso, essas informações tornam possíveis algumas explicações úteis para a população da região.
A disponibilidade das informações para a população da localidade ajuda na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e na gestão das atividades de ecoturismo no Lago de Balbina.
Pesquisadores
A equipe é composta por dez pesquisadoes das áreas de geografia, geologia, química, biologia e sensoriamento remoto, todos vinculados à Ufam, UEA, Universidade de São Paulo (USP) e à Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A pesquisa iniciou em 2021 e será finalizada no segundo semestre de 2023.
Texto: da redação.
Fotos: Acervo do pesquisador Rogério Marinho, coordenador do projeto e Érico Xavier/Fapeam.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.

