O Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), através do Programa Ciência na Escola (PCE), está apoiando um projeto que utiliza a arte antiga, origami, para produzir figuras a partir de folhas de papel como ferramenta pedagógica.
O projeto contou com a participação dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Joaquim da Silva Pinto, e da professora Andréa Emília Xaud, coordenadora do projeto.

Foram produzidos pássaros, barcos, aviões, carros, além de formas geométricas, de animais e flores.

A professora Andréa afirma que o projeto surgiu ” com a necessidade de criar e recriar artes, por conta dos alunos estudarem no programa de correção de fluxo (Acelera Brasil) onde estão atrasados nos estudos por algum motivo.”

O projeto, intitulado “O origami na Escola Municipal Joaquim da Silva Pinto integrando pesquisa científica e o desenvolvimento de habilidades múltiplas”, rendeu ótimos resultados.
Para o desenvolvimento dos trabalhos, foram feitas pesquisas bibliográficas; logo depois teve a confecção da “peça-piloto”; tiveram oficinas e vídeos para explicar como se elaborava um origami e, por fim, os registros fotográficos.
Os materiais utilizados para a confecção das artes foram: papel colorido, cola, tesoura, pincéis, papel criativo e papel dobradura.

Além disso, a professora afirma que pretende expadir o projeto.
“Na própria escola foram apresentados, para outras turmas do ensino regular, como criar artes através de desenhos”, afirma.
Programa Ciência na Escola
O projeto recebeu apoio da Fapeam por meio do Programa Ciência na Escola.
O PCE apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental; e da 1ª à 3ª séria do ensino médio.
Texto: da redação.
Fotos: Acervo pessoal da professora Andréa Emília Xaud.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.

