No último sábado (29/04), a Associação Barbosa de Lutas Esportivas (Able), participou de mais um evento de judô no Amazonas. A Associação esteve presente na Copa Cidade de Manaus, um evento realizado pela Federação de Judô do Amazonas (Fejama), no ginásio Bergão, no São Jorge, Zona Oeste de Manaus.
O evento contou com a presença de duas outras academias, Marcos Roberto e Kaizen, disputando o Festival Infantil, Iniciantes e Graduados da Copa Cidade de Manaus de Judô 2020.
O ex-atleta e Sensei, Rafael Barbosa, comentou sobre a participação da Able nesse período pós pandemia. Ele destacou que a academia ficou parada durante muito tempo no período da pandemia, e somente agora, em 2023, estava voltando a competir.
Além disso, ele agradece e afirma que a consquista e o funcionamento do projeto social se dá com a ajuda e apoio dos professores Rayfan e Rafaela Barbosa, juntamente com os patrocínios do Portal Manaós, O Convergente e do Portal O Poder.
Atletas
Para a competição, se inscreveram 410 atletas, dos quais 36 eram da Able. 34 atletas da associação receberam medalhas, sendo que 25 foram de ouro. Dessa forma, a Associação foi consagrada como a campeã da Copa.
O Sensei ainda destaca sobre seus atletas Luiz Maurício, Júlio César, Kennedy Barbosa e Miqueias Fernandes, que são promessas nacionais em ascensão, podendo trazer medalhas de campeonatos brasileiros para nosso estado.
Disputas
Dentre as disputas do campeonato, tiveram as do Festival Infantil, onde os atletas dão seus primeiros passos na modalidade.
A classificação do Festival leva em conta o número de atletas inscritos. O resultado foi: Escola de Lutas Marcos Roberto (1°), Acopajam (2°), Kazen (3°), Fort Judô Clube (4°) e Nilton Lins (5°).
Já os Iniciantes teve como grande novidade o título inédito da Able, liderado pelo professor Antonio Barbosa e seus filhos Rayfan, Rafaela e Rafael. A agremiação da Cachoeirinha, Zona Sul, faturou 24 medalhas, sendo 16 ouros, 5 pratas e 4 bronzes.
Além disso, também subiram no pódio dos Iniciantes as academias Acopajam (13 ouros, 8 pratas e 2 bronzes), Caminho Suave (9 ouros e 5 pratas), Fort Judô Clube (8 ouros, 5 pratas e 3 bronzes) e Associação Fera de São Gabriel da Cachoeira (6 ouros e 1 prata).
Por fim, na classe Graduados, que representa a elite da modalidade, a Kaizen, equipe liderada pelo professor Dejanir Nunes, voltou ao topo do judô amazonense ao faturar a Copa Cidade de Manaus com 37 medalhas, sendo 26 ouros, 10 pratas e 1 bronze.
Texto: da redação.
Fotos: divulgação.
Ilustração: Marcus Reis.