O novo boletim do InfoGripe da Fiocruz, divulgado no dia 03/05, alerta para o aumento de casos associados ao vírus influenza A e B em diferentes estados.
O estudo, além de analisar o aumento dos casos de Influenza, aponta para a redução do Sars-CoV-2 (Covid-19) em várias unidades federativas, principalmente em adultos.
Desenvolvimento da pesquisa
No geral, o estudo apresenta um crescimento do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) entre as crianças. Nas últimas semanas, o VSR foi responsável por 48,6% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), euquanto o Sars-CoV-2 foi identificado em 29,5%.
De acordo com o pesquisador e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, apesar de não ter vacina disponível para o VSR, levar as crianças para tomar vacina contra a gripe e a Covid-19 reduz as chances delas terem problemas respiratórios, evitando, dessa forma, a exposição das crianças aos vírus perigosos.
Apesar das informações, o vírus sincicial respiratório continua gerando internações de crianças, até 2 anos de idade, em todo o país.
Já na população adulta, percebe-se uma redução do vírus Sars-CoV-2, enquanto há um aumento nos casos de Influenza A e B em diversos estados.
Capitais com casos de SRAG
Entre as capitais, 11 apresentam um crescimento da Síndrome, dentre elas: Aracaju, plano piloto e arredores de Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Maceió, Natal, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís.
Dentre os casos positivos no ano de 2023, 4,2% são influenza A; 4% influenza B; 37% VSR; e 44% Sars-CoV-2.
Nas últimas 4 semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 9,1% para influenza A; 6,2% para influenza B; 48,6% para VSR; e 29,5% para Sars-CoV-2.
Texto: da redação.
Fotos: divulgação.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.