Uma pesquisa foi desenvolvida com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa Amazônidas – “Mulheres e Meninas na Ciência”, onde alunos do ensino médio construíram um jardim sensorial, no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), que conta com 16 canteiros e uma grande diversidade de espécies vegetais, que estimulam o tato, o olfato, o paladar e a visão.
O estudo intitulado “Uso de jardim sensorial na educação em saúde”, elaborou os roteiros das setes oficinas que foram organizadas em e-book, com o objetivo de orientar professores interessados em ensinar sobre botânica, microbiologia, ecologia e desenvolvimento sustentável de forma transversal.
Segundo a coordenadora do estudo, bióloga e doutora em odontologia, Juliana Mesquita Vidal Martinez de Lucena, as atividades propostas nas oficinas estimularam a criatividade e o uso de ferramentas promovendo a inclusão digital e favorecendo a aplicação em outros contextos dos alunos.
Já os relatos dos participantes incluíram sensação de bem-estar e melhoria da autoestima gerada pelo projeto.
Para o público do Ifam, o jardim sensorial gerou um impacto positivo, pois se tornou um laboratório vivo onde professores e alunos buscam os recursos naturais para aulas e projetos de pesquisa.
Já para o público externo, o jardim tem funcionado como um local de visita guiada, cumprindo seu papel de espaço não formal de ensino e como recurso pedagógico para educação ambiental, saúde e qualidade de vida, tendo o objetivo de aproximar as pessoas da natureza e transmitir conceitos sobre a sustentabilidade na Amazônia.
O projeto teve a participação de 22 alunos do 1º ano dos cursos de Química, Edificações e Informática, dos quais a maioria permaneceu na iniciativa e realizou as sete oficinas, que ocorreram de abril a novembro do ano de 2022.
O projeto foi divulgado pelos participantes na Semana de Biologia e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, crescendo, dessa forma, o interesse de outros professores e de outras turmas para integrarem o projeto.
Texto: da redação.
Fotos: divulgação.