Um sistema operacional Linux, para notebooks e desktops, foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e pela Lenovo com intuito de incluir suporte para dois idiomas indígenas ameaçados de extinção.
Denominado de Lux, o projeto foi concebido para oferecer um sistema operacional Linux totalmente compatível com os notebooks e desktops da Lenovo. Além disso, as principais funcionalidades desenvolvidas foram com uma interface gráfica com paleta de cores acessível para daltônicos.
Desenvolvimento do projeto
Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas traduções das expressões da interface gráfica e mensagens do sistema operacional Lux dos originais em português para os idiomas indígenas Nheengatu e Kaingang.
O primeiro idioma tem cerca de 40 mil falantes a Região Norte do Brasil. Já o segundo, 50 mil falantes na Região Sul. Ambos são considerados em risco de extinção.
Resultados
O projeto Lux foi entregue no final de 2022 e já está no mercado. “O IPT entregou a versão 1.0.0 do sistema operacional Lux para a Lenovo em dezembro de 2022. Atualmente está na versão 1.2.0”, afirma o pesquisador Leandro Avanço.
A distribuição do Lux suporta 13 modelos de notebooks e desktops, todos disponíveis no mercado de varejo nacional. Para mercados externos, foram habilitados os idiomas inglês e espanhol nesta versão.
Texto: da redação.
Fotos: divulgação.
Ilustração: Neto Ribeiro / Portal Pontual.