O Governo do Amazonas está apoiando uma pesquisa intitulada “Treinamento de profissionais de saúde em utilização de equipamento de proteção individual em um Hospital Universitário – ensaio clínico randomizado”, que capacita os profissionais de sáude na prevenção à contaminação por Covid-19 durante os atendimentos realizados com pacientes contaminados com Sars-Cov-2.

A pesquisa foi desenvolvida no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e no total participaram do treinamento 66 profissionais, sendo 10 médicos, 16 enfermeiros, 30 técnicos de enfermagem e 10 fisioterapeutas que atuaram na linha de frente de combate à pandemia.

Desenvolvimento da pesquisa e aplicação do treinamento
O treinamento foi realizado de forma on-line e presencial. Com isso, a ação tinha o objetivo de treinar profissionais na paramentação cirúrgica (procedimentos padronizados em que a equipe médica veste roupas específicas e utiliza materiais esterilizados para evitar contágios por vírus e bactérias) adequada às especificidades da Covid-19.

Dessa forma, os profissionais também foram treinados para ter cuidado com o uso de sondas nasogástricas e tubos endotraqueal, que são procedimentos usados em pacientes com a doença.
De acordo com o médico-cirurgião e coordenador do projeto, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fernando Luiz Westphal, os treinamentos foram divididos em quatro tópicos.

Para o inicio das atividades, esses profissionais foram divididos em dois grupos com 33 participantes cada. A primeira equipe recebeu treinamento presencial no HUGV e a outra equipe recebeu o treinamento à distância.
Aplicativo
Além disso, no âmbito do projeto, foi desenvolvido um aplicativo que tem como objetivo possibilitar a autoavaliação de profissionais de saúde que estejam com sintomas relacionados à Síndromes Respiratórias Agudas, incluindo a Covid-19.
Apoio
A pesquisa recebeu investimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas -Fapeam, via o Programa CT&I nas Emergências de Saúde Pública no Amazonas – Covid-19 – PCTI-EMERGESAÚDE/AM.
Texto: da redação.
Fotos: divulgação.

