A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), sediou o encontro anual do programa internacional de Pesquisa em Segurança Transfusional (REDs IV-P Brasil), onde mais de 100 pesquisadores participaram do evento.
De acordo com os estudos laboratoriais e pesquisas epidemiológicas, o REDs tem como objetivo melhorar a eficácia e segurança das práticas dos bancos de sangue e a medicina transfusional.
Segundo a diretora-presidente do Hemoam, Dra Socorro Sampaio, o REDs é um programa que fortalece a segurança transfusional. Já a coordenadora nacional do programa, Ester Sabino, afirma que esse é o momento de analisar o que foi feito até o momento e definir os próximos passos.
O coordenador internacional, Brian Custer, destaca que há um conjunto de oportunidades que podem ser exploradas para pesquisas relacionadas a doenças infecciosas emergentes no Brasil.
Participação da Fundação Hemoam no REDs
O Hemoam participa do programa desde 2019. Os encontros do porgrama retornaram à normalidade neste ano.
Os estudos apontados nas paletras são de diversos temas, com enfoque na segurança transfusional de pacientes com doença falciforme, pois é uma população que faz um grande movimento na área transfusional, entre outros assuntos como estudos sobre perfil epidemiológico.
Participantes
O evento conta a participação da Fundação Hemoam e mais pesquisadores dos hemocentros de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo. Além desses, pesquisadores dos Estados Unidos participaram via conferência on-line.
Texto: da redação.
Fotos: divulgação.
Ilustração: Neto Ribeiro/ Portal Pontual.